Shadow

30ª Romaria (Virtual) das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – A Romaria faz parte da vida do Povo de Deus

É chegada a hora, tempo de alegria, festa dos pequenos nesta grande romaria”. 

Com o tema “Lutemos por nosso direito a viver e trabalhar com dignidade” e lema “Deus ama a justiça e o direito (Sl 33, 5), as Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Cuiabá/MT, juntamente com um coletivo de entidades de Cuiabá e Mato Grosso, realizam neste 01 de maio de 2021, a 30ª Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

Esta 30ª romaria faz parte de uma caminhada iniciada em 1989, como Romaria das Comunidades, e conseguiu ao longo da sua história integrar movimentos, reunir muitas esperanças do povo, organizar as lutas e celebrar a solidariedade. Isso tem sido uma marca, uma aliança dos movimentos sociais, populares, sindicais e políticos, força e expressão da luta dos povos deste lugar, um espaço de anúncio de vida digna para todos e todas e denúncia de tudo aquilo que impede que a vida digna seja uma realidade.

 A cada ano a romaria se torna também um espaço de memória daqueles e daquelas que foram mortos defendendo a vida. “A memória dos mártires fortalece a caminhada, aponta para o futuro daquilo que pode ser mais e melhor. Coincidindo sempre com o tempo pascal, a romaria além de celebrar a memória é uma aposta na vitória de futuro, motivo para conduzir na nossa fé e esperança as melhores decisões que organizam a luta do povo. Tenho nesses momentos da romaria, um dos momentos mais sólidos que alimenta a luta e de confirmação da esperança. Por isso a romaria é uma profissão de fé de todos nós que estamos insatisfeitos e acreditamos que é possível sonhar como Isaías que um outro mundo é possível. Nossa esperança se renova nessa comunhão de santos e santas de Deus”.

É um encontro que celebra causas: a indígena, a de negros e negras, mulheres marginalizadas, população em situação de rua, migrantes, enfim, dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Os participantes da caminhada renovam seu compromisso com as lutas pelo direito à Vida Digna e pela Justiça.

Neste tempo de pandemia, esta é a “Romaria da Esperança”, cantada em prosa e verso e quer contribuir para que o Povo de Deus se sinta mais fortalecido para a luta. É a romaria da luta pela defesa da vida e da liberdade, por um mundo mais humano, por um Brasil verdadeiramente democrático:

  • “Vacina pelo SUS Já” contra a COVID-19, defesa e fortalecimento do SUS;
  • “Auxílio Emergencial continuado, no valor de 600,00 reais mensais, até o fim da pandemia, como forma de enfrentamento à fome, à miséria e ao desemprego”;
  • “Investigação dos crimes cometidos, com afastamento das autoridades públicas envolvidas e sua responsabilização pelas ações e omissões contra a vida do povo brasileiro”.

Por Marilza José Lopes Schuina – secretariado 15º Intereclesial

“Traga a bandeira de luta, deixa a bandeira passar, esta é a nossa conduta, vamos unir pra mudar”.Participe conosco desta romaria da construção, do sonho, da memória, da caminhada, da esperança, neste 01 de maio, às 9h (horário de MT) e 10h (horário de Brasília) pelo facebook MST MATO GROSSO 1: https://www.facebook.com/651474558256469/posts/5384651394938738/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.