5º Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero – RECONCILIAÇÃO E AGORA?

O 5º Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero reuniu pesquisadores de diversas regiões do país e também do mundo.Tema  “Reconciliação… e agora?”

Padre Cicero Romão Batista, o Santo do Nordeste, foi homenageado pelos seus 173 anos de nascimento com o V SIMPÓSIO INTERNACIONAL de 20 a 24 de março, no Memorial de Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, que durante todo o ano recebe romeiros e romeiras em busca de sua benção.  Em 2015, um evento marcou de forma indelével a história do Padre Cícero, de seus romeiros e romeiras e de Juazeiro do Norte: a Reconciliação da Igreja Católica com o Patriarca do Nordeste, o Padre Cicero Romão Batista. Cientes da importância deste fato e de suas repercussões nas mais diferentes esferas da sociedade, a Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas Sócio-Culturais (IPESC), dá continuidade às reflexões que vêm sendo promovidas nos Simpósios Internacionais sobre o Padre Cícero  e esse ano  trouxe o tema: RECONCILIAÇÃO E AGORA?O Simpósio promoveu reflexões sobre os seguintes eixos temáticos: “

  • RECONCILIAÇÃO: Padre Cícero e a Política Eclesiástica:  Abarcou  discussões acerca das relações entre o movimento sócio-religioso de Juazeiro e as transformações desta instituição, considerando as dimensões políticas, históricas e sociológicas.
  • ROMEIROS, JUVENTUDE E GÊNERO: Este eixo se voltou  para analisar as transformações que vem ocorrendo nas romarias considerando, sobretudo, as contribuições dos estudos relacionados às questões de gênero, juventude, pertencimentos e participações nos deslocamentos a Juazeiro do Norte
  • APROPRIAÇÕES E USOS: Cultura, Ecologia e Economia: Buscou refletir sobre os diferentes agenciamentos realizados sobre a figura do Padre Cícero e a religiosidade vivenciada em Juazeiro do Norte.
  • PADRE CÍCERO E A POLÍTICA: Esse eixo contemplou  diferentes análises que têm como base a inserção política do Padre Cícero

No V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, dona Rosinha do Horto, que  o conheceu , deu o seu testemunho e disse com muita convicção: “o Padre Cícero nasceu santo, viveu santo, morreu santo e É SANTO”!

Irmã Annette foi a mediadora da mesa.

“Padre Cícero à luz do Papa Francisco” é tema de encerramento do V Simpósio Internacional

O teólogo Leonardo Boff, que proferiu a conferência para um auditório lotado, afirmou que está seguro “de que o dia chegará para o Padre Cícero Romão Batista”. Em Juazeiro do Norte, o Teólogo Leonardo Boff durante sua palestra  como parte da Programação do V Simpósio Internacional: Reconciliação… e agora?? afirmou: A BEATIFICAÇÃO DO SANTO PADRE CÍCERO ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO QUE VOCÊS IMAGINAM… aplaudido de pé por um auditório lotado por pessoas com lágrimas nos olhos, fé amor e confiança no coração, e que têm a plena convicção que o nosso querido Papa Francisco reconhecerá por direito o quê o nosso santo do Nordeste já é de fato.
Beatificação em 2017: EU ACREDITO.

O “Padre Cícero à luz do Papa Francisco” foi tema de encerramento do “5° Simpósio Internacional” – promovido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), numa parceria com a Diocese de Crato e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, na tarde desta sexta-feira (24) no Memorial Padre Cícero. O teólogo Leonardo Boff, que proferiu a conferência para um auditório lotado, afirmou que está seguro “de que o dia chegará para o Padre Cícero Romão Batista”.

De acordo com Boff, essa possibilidade foi manifestada pelo próprio Papa Francisco, “que vem do caldo cultural desta Igreja que se compromete com os invisíveis” e que entendeu o significado das virtudes e “dos laços positivos” da figura do Padre Cícero, por isso “abriu as portas para a sua reconciliação histórica”.

O teólogo ainda acrescentou que, “embora o Papa tenha a palavra definitiva”, conta muito a posição do secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o qual, em nome de Francisco, assina a carta de reconciliação.

Essa carta, considerou Boff, “veio alimentar a esperança”, porque parte de “uma instância mais alta”. “Nós temos esperança que o povo vai ser confirmado na sua fé, vai invocar o Padre Cícero – mas aí já não é novidade – santo da Igreja Universal, não só do sertão do Ceará. Então é importante que a Igreja reconheça. E eu estou seguro de que o dia chegará para o Padre Cícero Romão Batista. Será beatificado, canonizado santo original, típico de nossa terra, batida pela seca, terra de homens e mulheres fortes, simples e cheios de fé”, disse Leonardo Boff, arrancando demorados aplausos da plateia.

Simpósio de Padre Cícero  repercute positivamente e uma carta será entregue ao bispo diocesano

A repercussão é das mais positivas em torno do V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero: “Reconciliação… e agora?”, que reuniu conferencistas de renome nacional e internacional no Memorial em Juazeiro do Norte. O evento culminou com uma “Carta do Simpósio” assinada por todos os participantes a qual será entregue ao bispo diocesano de Crato, dom Gilberto Pastana. Segundo a coordenadora, Fátima Pinho, um documento pactuado considerando a necessidade da continuação do processo

Por: PatriciaMirelly  Publicado em http://maedasdoresjuazeiro.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.