“Cuanto más hilos se trenzam, más hermoso es el diseño”
“Hay que seguir andando” (Carlos Saracini)
Quanto mais fios se tramam mais bonito é o desenho! Assim aconteceu no último final de semana 18 e 19 de maio em Montevidéo o 8º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Uruguai. Muitas cores e diferentes realidades formaram a trama de um desenho que expressa o rosto do povo comprometido com o Projeto de Deus.
Com a temática “Comunidades sencillas y servidoras em salida!” as dioceses presentes partilharam a vida, os desafios e as esperanças de seguir caminhando unidas e fortes. Estavam presentes cerca de 500 pessoas de várias dioceses do Uruguai e representantes da Argentina e do Brasil.
O assessor Pablo Guerra propôs uma análise da realidade através das canções presentes na vida do povo ao longo dos tempos chamando atenção para o fato de como elas refletem os problemas e as virtudes do nosso tempo.
Temáticas como o feminicídio, a realidade juvenil, a injustiça social e a ecologia integral, fizeram parte desta análise as quais surgem como desafios de nosso tempo e de nossas comunidades de base. Em um segundo momento os teólogos argentinos Diego e Francisco fizeram um trabalho sobre as histórias que marcam nossa vida e nosso modo de interpretar a realidade.
Todo o encontro foi marcado pela leitura bíblica do encontro entre o apóstolo Pedro e Cornélio (At 10, 1-48). A leitura foi dividida em três partes conforme os momentos do encontro e ajudaram a compreender como as boas ações de nossas comunidades são fundamentais para Deus e para seu projeto de diminuir a injustiça social garantindo o bem viver a todas as pessoas. Mesmo sendo Cornélio um homem religioso, que não conhecia ainda o Senhor e não o tinha como seu Salvador, ainda assim, Deus recebeu suas orações por causa de suas boas obras junto aos pobres. Este é o exemplo para uma igreja que quer ser “servidora e em saída” conforme o tema do encontro propõe.
Os fios de esperança que formam a trama e nos ajudam a celebrar a vida e fortalecer a caminhada de nossas comunidades de base nos conduzem para o caminho e para a unidade. Parabéns à equipe Uruguaia pela acolhida, pela simplicidade e pela bonita caminhada das Cebs. Esta é a nossa grande pátria chamada Latino América!
Sigamos adelante y hermanados!
Diego Noda
Articulador das CEBs do Regional Sul III
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.