Leitura mística do Ícone do 16º Intereclesial de CEBs – Regional Leste 3
O ícone do 16º Intereclesial de CEBs revela, em sua forma e símbolos, a presença amorosa e constante de Deus que caminha com seu povo no território do Espírito Santo. O mapa do Estado, moldado em acrílico transparente, expressa a ação invisível e real do Espírito Santo, que não se vê, mas sustenta, anima e dá vida à caminhada das comunidades. Assim como o Espírito, o acrílico permite que a luz atravesse, recordando que Deus age no silêncio, na leveza e na liberdade.
As quatro dioceses – Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e a Arquidiocese de Vitória – estão representadas pelas imagens das catedrais e pelo Convento da Penha que está no centro, representando também o coração espiritual do Estado, referência de fé, devoção e resistência.
Na base do ícone, a mão estendida é sinal do acolhimento e do amor de Deus que sustenta a caminhada das comunidades. Em consonância com o cartaz do 16º Intereclesial de CEBs, ela expressa a ternura divina que envolve e fortalece o povo em sua missão.
A cor preta da base, inspirada no granito preto tão presente no norte do Estado, representa um pilar fundamental da economia, da cultura e da identidade do estado, e ao mesmo tempo a preocupação profética da Igreja com a destruição da nossa Casa Comum.
Assim, o ícone proclama que é o Espírito Santo quem sustenta e anima a caminhada da Igreja no estado do Espírito Santo, conduzindo o povo a caminhar com as juventudes, na alegria do Evangelho e a serviço do Reino, acolhendo o chamado que ressoa como luz e compromisso:
“Levanta-te, brilhe, pois chegou a tua luz!” (Is 60,1).
Em peregrinação rumo ao 16° Intereclesial, o ícone percorrerá os 19 regionais das CEBs do Brasil, semeando a inspiração e fortalecendo nossa caminhada de fé.