Desde 2019 que o Secretariado do 15º Intereclesial, constituído na diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT, em conjunto com a Ampliada Nacional das CEBs e sua Coordenação Nacional, tem desenvolvido encaminhamentos práticos e operativos em preparação do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base.
É neste processo de preparação e organização, diante de uma festiva contagem regressiva para a realização deste Intereclesial, que as CEBs do Brasil – com seus representantes dos 19 regionais, dos assessores e assessoras, e dos bispos referenciais das CEBs na CNBB – estarão reunidos de forma presencial entre os dias 21 e 24 de julho, em Rondonópolis – MT, para o encontro da Ampliada Nacional das CEBs.
Três momentos importantes irão acontecer nesta Ampliada:
- Análise de Conjuntura;
- Visita aos locais onde acontecerão as atividades do Intereclesial;
- Lançamento do Texto Base para o 15º Intereclesial.
A realização desta Ampliada Nacional das CEBs é uma oportunidade para animar as Comunidades Eclesiais de Base e fortalecer a articulação das CEBs do Brasil, tendo em vista que toda a preparação para o 15º Intereclesial está intimamente integrado ao processo de animação das CEBs.
Serão quatro dias de trabalhos intensos. Primeiro, por criar espaços de escuta para que os representantes dos regionais possam falar sobre quais os seus esforços de animação e articulação das CEBs. E em segundo, por identificar quais são os desafios e as esperanças que estes representantes trazem para partilhar e somar com todas as realidades das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil.
Haverá uma reflexão pontual sobre a conjuntura em que estamos inseridos. Os participantes serão instigados a colocarem os pés no chão da realidade brasileira com o desafio de perceberem, sob um olhar mais profundo, as urgências do nosso tempo. Deste modo, o grande exercício nesta Ampliada Nacional será a busca de uma compreensão mais profunda sobre a nossa sociedade, sobre as pessoas que vivem e que padecem diante do vertiginoso aumento das desigualdades sociais, sobre os desafios da vida e dos direitos humanos e, principalmente, sobre a conjuntura política e econômica.
Acontecerá também uma reflexão sobre o olhar interno da vida eclesial, principalmente sobre o compromisso das CEBs em assumir a caminhada de Igreja Sinodal. O Papa Francisco fala de uma Igreja em saída para as periferias geográficas e existenciais. Neste desejo de animar as CEBs e fortalecer a Igreja Sinodal, nesta Ampliada, os participantes irão identificar na sua atuação pastoral e na sociedade quais são os espaços de acolhimento das minorias assumidos pelas CEBs, de modo especial, as mulheres e as juventudes.
Tendo em vista que este ano é todo dedicado ao aprofundamento formativo em todas as comunidades, o Grupo de Trabalho de Formação das CEBs do Brasil realizará nesta Ampliada o lançamento do Texto Base para o 15º Intereclesial. Será mais um instrumento que ajudará no fortalecimento da caminhada das CEBs do Brasil neste processo de reflexão, de formação e de animação das comunidades.
Já com o anúncio de que falta um ano para o grande encontro das comunidades, esta Ampliada terá também como pauta toda dinâmica organizativa do 15º Intereclesial. Será revisto o trabalho metodológico que demanda organização e estruturação das equipes de serviços e será discutida formas de aperfeiçoar esta logística para oferecer aos participantes do Intereclesial, dentro das possibilidades, o serviço adequado pelas esquipes, pelo processo de acolhida e pela hospedagem. Está também previsto na programação um horário específico para visitar os lugares aonde vão acontecer as atividades do Intereclesial.
Por Fr. Zeca – Comunica15
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.