Shadow

Ampliada Nacional das CEBs se reúne para refletir a articulação e animação das comunidades do Brasil

Nas terras do Mato Grosso, precisamente na diocese de Rondonópolis-Guiratinga, terra dos Bororo, banhada pelo Rio Vermelho que circula toda a cidade de Rondonópolis, a Ampliada Nacional das CEBs reuniu-se nos dias 23 a 26 de janeiro de 2020. Participaram os representantes dos 18 regionais da CNBB das Comunidades Eclesiais de Base, presente também Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga – MT e anfitrião do 15º Intereclesial, Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis – TO e Presidente da Comissão do Laicato da CNBB e Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta- PE e bispo referencial para as CEBs.

A Ampliada Nacional das CEBs reuniu-se com uma pauta vasta de objetivos, um deles era refletir e aprovar a partir do Marco Referencial elaborado pelo Secretariado para o 15º Intereclesial, um processo de articulação e animação das CEBs do Brasil como um projeto nacional e permanente. Dentro desse projeto nacional, encontra-se o toda a organização do 15º Intereclesial a ser realizado em Rondonópolis-MT, entre os dias 19 a 24 de julho de 2022. Com o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). O Intereclesial é um instrumento que vai subsidiar esse processo de animação das CEBs do Brasil.

Um outro objetivo pelo qual a Ampliada Nacional se reuniu foi para ajudar o Secretariado nos encaminhamentos para o 15º Intereclesial, como por exemplo: conhecer os locais possíveis onde ocorrerá a Grande Plenária e as plenárias menores, local da Romaria dos Mártires do 15º Intereclesial, aprovar o Cartaz, distribuição das vagas para os regionais e materiais a serem construídos para o encontro em 2022.

No Domingo pela manhã, na oração de envio, a Ampliada, inspirada pelos padres sinodais presentes no Sínodo para a Amazônia, em Roma, realizaram o Pacto das Catacumbas pela Casa Comum, onde cada membro marcou um tecido com sua digital, se comprometendo a vivenciar aquela carta de princípios em torno de uma “Igreja pobre e paras os pobres”

Veja algumas fotos da reunião da Ampliada Nacional das CEBs em 2020:

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.