Shadow

Ampliada Nacional das CEBs se reúne presencialmente em Rondonópolis-MT

O encontro presencial da Ampliada Nacional das CEBs do Brasil iniciou nesta quinta-feira (21/07) com a acolhida da equipe de articulação de Rondonópolis, local que sediará o 15º Intereclesial das CEBs que acontecerá de 18 a 23 de julho de 2023. Padre José Eder leu a mensagem de abertura do encontro e em seguida apresentou o vídeo de Dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis, saudando e desejando frutuoso encontro. Dom Neri José Tondello, Bispo de Diocese Juína, leu a mensagem do Papa Francisco enviada para a Ampliada das CEBs em janeiro de 2022.  

Os articuladores regionais apresentaram suas caminhadas apontando os desafios e esperanças. Os desafios apresentados e impactados com a pandemia, prejudicou a vida de todos, o isolamento físico, as perdas de companheiros e familiares vítimas da Covid-19, somado com a falta de apoio do clero, o aumento do desemprego dificultando ainda mais a sustentabilidade das comunidades eclesiais de base.

Por outro lado, mesmo com as dificuldades, as CEBs é resistência e procurou desenvolver suas atividades com as parcerias como as Pastorais Sociais, Conselho do Laicato, CPT, e a participação nas atividades do Grito dos Excluídos e Excluídas, nas 6ª Semana Social Brasileira, no processo de escuta Sinodal, na Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha, nas Escolas de Fé e Política, na Campanha da Fraternidade e na divulgação do caderno Encantar a Política.  

O estudo das cartilhas CEBs caminhando com Jesus de Nazaré e Comunidades Eclesiais de Base e a Sinodalidade: “Caminhar Juntos” contribuíram para que as comunidades pudessem retornar as atividades presenciais, animadas pelo reencontro e se alimentarem da Palavra. Também destacou-se que a caravana das CEBs que visitou os regionais através das lives contribuiu muito com a formação dos regionais.

A oração de abertura conduzida pela Equipe de Liturgia do 15º Intereclesial das CEBs fez despertar os sentimentos de Jesus que se manifestam na vida como contemplação, justiça e igualdade, se fez servo e escravo, compaixão, indignação e acolhida. Foi entregue um ramo de alecrim simbolizando a alegria, gentileza, benção e que possa permanecer durante a Ampliada.

Padre Vilaci sintetizou as partilhas dos regionais que as CEBs é uma igreja de resistência, autonomia de comunhão e participação, mantem com clareza o apoio preferencial pelos pobres, sabe quem são seus parceiros e mantém sua espiritualidade. Atribuiu que devido as novas formas de atuação realiza os 4Ts: terra, trabalho, teto e tecnologia, e que as CEBs é presença no campo e na cidade.

Dom Gabriel concluiu dizendo que fica feliz com a presença da juventude, espiritualidade martirial, e que nos desafios muitos falaram da sustentabilidade, criatividade, dificuldades e que em alguns lugares as CEBs não são prioridade.

A Ampliada continua até domingo (24/07), e terá como ponto importante o lançamento do Texto Base do 15º Intereclesial das CEBs.

Por Patricial Cabral – Comunica15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.