Articulação das Cebs do Nordeste em tempos de pandemia

Registro de uma das reuniões pela plataforma Google Meet

 

 Em meio à crise instalada diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), grande parte das atividades, ou talvez todas, que seriam promovidas pelas Cebs do Brasil para o ano de 2020 tiveram que ser adiadas, ou até mesmo canceladas.   Foi o que aconteceu com o 8° Nordestão das Cebs, que aconteceria em julho, no período de 16 a 19, na diocese de Iguatu/CE.  O encontro tem como tema: Igreja em saída na busca pelo bem viver.

Não eram poucas as ações promovidas pela diocese que iria acolher o encontro. As equipes estavam em constantes encontros e planejamentos, pensando na melhor forma de acolher os mais de 600 delegados de todos os regionais do Nordeste.  Já nas bases o espírito não era diferente.  Todos os regionais estavam em preparação, fazendo estudos e organizando as delegações.

Com o cancelamento das atividades, os agentes de comunicação de Cebs de todos os regionais do Nordeste iniciaram então uma série de encontros virtuais. A proposta inicial seria criar um núcleo permanente de articulação e produção de conteúdos voltados para as alimentar as bases, bem como produzir conteúdo para as Cebs do Brasil.

Embora as reuniões   estejam acontecendo neste momento de maneira virtual, o grupo já promoveu encontros de planejamento em Juazeiro/CE e Teresina/PI.

Entre as ações já realizadas pelo grupo destacamos a produção de vídeos com mensagens de esperança e coragem para a motivação dos grupos de base das comunidades de Cebs, e elaboração de cards informativos, que são divulgados nas redes sociais.

 “A Animação e mobilização das comunidades de base seguem firmes a partir da produção de vídeos, textos e cards sobre os regionais(ações), para serem utilizados nas páginas das redes sociais e no site Cebs do Brasil”.  destaca Batista, membro da articulação de Cebs para Nordestão.

O grupo se articula  no presente momento para  organizar o histórico dos Nordestões e apresentar através de mídias, fotos, banners, cartazes e camisetas.

O grupo vem dando continuidade aos encontros de produção e planejamento, com a realização de reuniões a cada 15 dias. Atualmente participam dos encontros:  NE 1:Batista / Aurélio/ Felix; NE 2:  Fernanda; NE 3: Lucas/ Maura /Patrícia; NE 4: Biel/ Eliane Carneiro; NE 5: Cezar Soeiro/ Neguim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.