Mensagem do Papa Francisco à Assembleia Fundacional da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Setembro, 2014)
Desde a fundação da REPAM há 5 anos (2014) nossa vocação tem sido encurtar distâncias, favorecer processos, potencializar serviços eclesiásticos neste território, colaborando com a missão da Igreja na Construção do Reino da Pan-Amazônia (com um foco em povos originários, comunidades amazônicas e nos mais vulneráveis e expostos da região).
A REPAM reconhece a necessidade de aprofundar a situação do território, de conhecer a realidade e de ajudá-los a tecer outras formas mais eficazes de responder apostolicamente como Igreja. Hoje, no âmbito do processo sinodal, procuramos novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.
Com ilusão e esperança apresentamos a vocês o primeiro produto resultante desse longo processo: uma síntese geral que pretende servir ao processo sinodal e, em seguida, ajudar a implementação dos resultados do Sínodo desde um conhecimento genuíno da realidade na Amazônia.
Pedimos-lhe que revise a fundo esse “ATLAS Pan-Amazônico: Aproximação à realidade eclesiástica e socioambiental”, o qual será um aliado em seu discernimento durante o Sínodo, e pedimos que, ao regressar, trabalhe-o com todas suas instâncias pastorais, equipes de trabalho e com o povo de Deus para iluminar os novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.
Comitê de Direção da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)
Presidente: Cardeal Claudio Hummes
Vice-presidente: Cardeal Pedro Barreto
Secretário-Executivo: Mauricio Lopez
Comitê Executivo REPAM
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.