Shadow

BRASIL MORTO EM “LAMAS”

Pe. Jean Marie Van Damme (Pe. João Maria – assessor das CEBs NE V).

O bufão que ocupa a cadeira de Presidente da República fez mais uma vez um teatro lastimável. Numa viagem cheia de contradições, conseguiu novamente colocar o País numa situação complicada. Nunca a diplomacia brasileira foi tão incompetente. Contraditoriamente, o primeiro compromisso em terras russas foi depositar flores e honrar os militares por ele sempre rechaçados como comunistas.

Depois, posando ao lado de Vladimir Putin, como se fossem colegas, prestou sua solidariedade – de boca – à Russia, mesmo sem mencionar o conflito com a OTAN. Fez entender que quer o Brasil no BRICS, postura política que na realidade nunca implementou. A China, em 2020, acusava o Brasil de se alinhar com a perspectiva isolacionista de Trump, abandonando o multilateralismo. Em vez de acordos – comerciais e políticas – entre apenas dois países (bilateralismo – dois lados), Xi Jimping via perigos na postura do Brasil no BRICS, mostrando sinais de querer abandonar o multilateralismo (acordos envolvendo muitos países, grupos de países)[1], geralmente mais propícios para a manutenção de relações pacíficas.

Em 2021, O Brasil não contribuiu com sua parcela de 292 milhões de dólares para a manutenção do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – New Development Bank) que foi criado no âmbito dos BRICS para impulsionar suas respectivas economias. Mostrou assim seu desejo ou intensão de abandonar o bloco multilateral dos países emergentes[2]. Em 2017, os BRICS estavam se aproximando de suas metas: alcançar em 2040 os mesmos níveis de desenvolvimento que o G6, os seis países mais ricos do mundo. Lembramos que a economia brasileira na época era considerada a sétima economia do planeta. O grupo alcançava em 2017, 57% do PIB do G6. Nos últimos anos, não apenas por causa da pandemia, houve um declínio da economia mundial e também do BRICS. Neste grupo, o Brasil ficou com o pior índice de desenvolvimento neste momento, voltando para níveis de pobreza de 50 anos atrás e ao Mapa da Fome.

JB deslocou-se então para a Hungria, se sentindo à vontade ao lado do ditador Viktor Orban, que chamou de irmão. Orban é, na Europa, o símbolo da ultradireita[3]. Destaca-se, assim, nesta viagem, mais uma façanha diplomática: o Presidente colocou sua família em primeiro lugar. O vereador “federal” do Rio de Janeiro, Carlos zero dois se sentou ao lado do pai em mesa de negociação, deixando os ministros-generais na sombra. Tudo indica que o 02 teve uma agenda própria e bem discreta/secreta na viagem[4]. Há suspeitas que teve conversas com hackers e que sua agenda foi preparada por Terço Arnaud que integra o chamado e pela PF identificado “Gabinete do Ódio” dentro do Palácio do Governo[5]. O Telegram, uma das operadoras de plataforma para redes sociais, foi fundado pelo russo Pavel Durov e tem atualmente sua sede principal em Dubai[6]. Questionado pelo TSE no âmbito do controle sobre fake-news, a Procuradoria da República (MPF) recebeu respostas de várias plataformas como Facebook, Twitter, Instragram, Youtube, WhatsApp, TikTok, mas não da Telegram. A popularidade da plataforma provém de sua capacidade de comunicação simultânea com milhares de pessoas (WhatsApp, por exemplo, apenas individual ou com pequenos grupos) e porque oferece total liberdade de expressão, inclusive para mensagens de ódio, de conteúdos nazistas e discriminatórios. Apenas não permite divulgar violência e terrorismo: todo o resto é permitido[7]. Será por isso o interesse da família por esta plataforma, que permite fake-news sobre, por exemplo, urnas eletrônicas?

A visita teve quase nenhuma consequência positiva para as relações econômicas brasileiras com a Rússia. Todos os acordos assinados são frágeis, podem ser revogados a qualquer momento e implicam em nenhuma medida prática[8]. Os Estados Unidos criticam a viagem do presidente brasileiro e suas declarações. E o pleito de uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU está correndo riscos.

Nos mesmos dias em que o brasileiro estava em Moscou, outro jogador político latino-americano, o presidente Maduro, da Venezuela, fechou um acordo com a Rússia de importância bem maior[9]. Decididamente, em nível internacional, a diplomacia brasileira perdeu pontos importantes que ganhou nos primeiros anos deste século.

Enquanto o presidente e seu filho 02 passearam por nossa conta no leste europeu, o Brasil continua acumulando desastres naturais com mais de uma centena de mortos e milhares de desabrigados. A fome e a miséria da população crescem dia após dia, com a destruição de lavouras e ambientes urbanos de trabalho. Soa ridículo o montante de 2,3 milhões de reais[10] para ajuda para Petrópolis enfrentar o caos ocasionado pelos deslizamentos. Em 2021, em meio à pandemia, o governo federal dispendeu 1,96 trilhões de reais para pagar juros e amortização da dívida pública, 42% superior ao ano anterior (2020), que já tinha sido 33% superior ao de 2019. Foram 50,78% do orçamento federal pagos em 2021 aos banqueiros[11].

Começou nesta semana a formação das federações partidárias. A União Brasil foi a primeira a ser formada pelo DEM, PSL e Partido Novo, que se tornou o maior aglomerado partidário atual com 81 cadeiras na Câmara Federal. Outras Federações devem ser formadas até o dia 15 de março, para enfrentar as eleições do final do ano.

A mídia tradicional permanece na sua conspiração anti-PT e se cala totalmente sobre Lula e sua candidatura à presidência. O mesmo não acontece com outros candidatos. O Jornal Estado de São Paulo já está novamente agredindo o ex-presidente[12] e está cada vez mais próximo de apoiar um novo mandato para o genocida. Também a Folha de São Paulo tenta um novo golpe contra Lula, comentando e divulgando que ele não foi absolvido de uma pretensa corrupção. Apenas os processos foram arquivados. Quer que a população acredite que Lula continua culpado pelos crimes, que nunca conseguiram ser provados. Não existe, para esse jornalão, a presunção de inocência, nem a necessidade de provas: bastam preconceitos contra a classe trabalhadora e contra nordestinos, é suficiente ter “convicção” de que cometeu ato ilícito para que seja condenado e considerado culpado. Para os que defendem a democracia, mesmo com a popularidade em cima e pesquisas eleitorais favoráveis, não há como “vender a pele do urso, antes que ele seja caçado”, como diz o provérbio.

Na ânsia de melhorar seu placar nas pesquisas, JB reitera o pagamento dos R$ 400,00 de Auxílio Brasil. Muitas, no entanto, são as famílias que não estão recebendo mais. Mente sobre o aumento de 33% no salário dos professores. A medida não é dele, mas da Lei nº 11.738/2008. Apenas uma Portaria do atual governo regulamenta para este ano (eleitoral) o aumento desse tamanho[13]. Por que regulamentou essa Lei justo esse ano, de eleições? A resposta está clara….

O piso salarial dos professores subiu para R$ 3.845,63. A forma como a notícia está sendo divulgada, causa confusão e convulsão no meio do professorado. A maioria dos municípios alega não dispor de recursos para honrar este compromisso. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) calcula que o impacto de mais de 30,46 bilhões de reais, que sem aporte de recursos federais, seriam impossíveis de serem pagos. Utilizando mais de 90% dos recursos do FUNDEB para pagamento dos professores, a educação, sem investimentos e pagamento dos auxiliares que não tenham relação direta com o processo educacional dos alunos, entraria em colapso. Ainda alegam que a Lei de 2020 (Lei nº 14.133) teria mudado a forma de cálculo dos reajustes[14]. O ocupante do Planalto, que em 2020, desejou acabar com o aumento real dos trabalhadores da educação[15], de repente se mostra arrependido? Podemos ter certeza de que não foi solidariedade com a categoria ou apoio à educação que motivou a mudança de postura.  Trata-se de um contingente de 1,7 milhões de eleitoras e eleitores com influência social nada desprezível. Está bastante claro para quem quer enxergar, que o presidente há bom tempo toma medidas que tentam reforçar sua campanha política de reeleição. No entanto, acreditamos que a cada dia que passa mais gente está começando a abrir os olhos e começando a compreender um pouco melhor o desastroso desgoverno a que esse país está sendo submetido pelo insano governante.


[1] https://blogs.correiobr (Acesso em 2022.02.18)aziliense.com.br/denise/diplomatasseassustam/ (Acesso em 2022.02.18)

[2] https://www.dw.com/pt-br/vinte-anos-depois-brasil-virou-segundo-escal%C3%A3o-do-bric/a-58771492 (Acesso em 2022.02.18)

[3] https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/02/17/bolsonaro-e-orban-assinam-acordos-em-budapeste.ghtml (Acesso em 2022.02.18)

[4] https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/a-agenda-secreta-de-carlos-bolsonaro-na-russia/ (Acesso em 2022.02.18)

[5] https://www.brasildefato.com.br/2022/02/11/pf-confirma-a-existencia-de-gabinete-do-odio-em-relatorio-enviado-ao-stf-leia-o-documento (Acesso em 2022.02.18)

[6] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60341865 (Acesso em 2022,.02.18)

[7] https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-26/por-que-o-telegram-e-tao-popular-nas-antigas-republicas-sovieticas.html (Acesso em 2022.02.18)

[8] https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/02/4985366-viagem-de-bolsonaro-a-russia-nao-deve-trazer-retornos-relevantes-para-o-brasil.html (Acesso em 2022.02.18)

[9] https://www.poder360.com.br/internacional/com-bolsonaro-em-moscou-russia-faz-acordo-militar-com-maduro/ (Acesso em 2022.02.18)

[10] https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/02/4986335-estados-e-a-uniao-enviam-ajuda-para-petropolis-apos-tragedia-causada-por-chuvas.html (Acesso em 2022.02.18)

[11] https://auditoriacidada.org.br/conteudo/gastos-com-a-divida-publica-cresceram-33-em-2020/ (Acesso em 2022.02.18)

[12] https://www.brasil247.com/midia/tradicao-de-domingo-editorialista-do-estadao-sai-da-casinha-para-nova-agressao-contra-o-ex-presidente-lula (Acesso em 2022.02.18)

[13] https://www.brasildefato.com.br/2022/02/12/bolsonaro-e-o-reajuste-dos-professores-jogada-eleitoral-ou-so-o-cumprimento-da-lei (Acesso em 2022.02.18)

[14] https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/nota-da-cnm-sobre-aumento-do-piso-do-magisterio-2022 (Acesso em 2022.02.18)

[15] https://www.brasildefato.com.br/2020/10/21/bolsonaro-quer-acabar-com-o-aumento-real-dos-trabalhadores-da-educacao (Acesso em 2022.02.18)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.