CARTA DE APOIO DAS CEBs SUL 1 AO PADRE EDSON ADÉLIO TAGLIAFERRO

Estimado irmão na caminhada,
Pe. Edson Adélio Tagliaferro

 

Graça, paz e afeto! Vai, profetiza a meu povo! (Am 3,15)

A Coordenação Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul I da CNBB, tomou conhecimento do vídeo em que, à luz da Palavra de Deus proclamada, o senhor estabeleceu uma análise profética sobre o momento em que vive o povo brasileiro e a Igreja. Sim: em que vive o povo e a Igreja, pois a Igreja é o povo. É assim a lógica de Jesus Cristo, o nosso Messias. Sofre com o povo, alegra-se com o povo e luta pela vida do povo. Somos Igreja-Povo. Nesse povo, que tem por condição a dignidade e liberdade, habita o Espírito Santo como num templo (cf. LG, 9) para sermos luz do mundo e sal da terra (Mt 5,13-16).

Na leitura do dia 02/07/2020, as palavras caem forte. Quando tangia o rebanho, o bom Deus o chamou: “vai profetiza” (Am 7,15). A profecia não é algo distante, mas é inerente e coerente com o próprio batismo, que nos torna “sacerdotes, profetas e rei” (LG, 31). Ao abdicar desse legado, o cristão torna-se incompleto. O papa Francisco nos diz que “a Igreja tem necessidade de que todos nós sejamos profetas, isto é, homens de esperança, sempre diretos e nunca tíbios, capazes de dizer ao povo palavras fortes quando é preciso e de chorar juntos se for necessário.” (FRANCISCO, 2018).

É fato revelado e explícito que vivemos numa situação de desgoverno. É neste sentido que suas palavras caíram fortes, pois a verdade faz com que o véu se rasgue de alto a baixo (Mt 27,51). E o seu compromisso e o nosso é com a verdade, tão bem expressa pelo senhor nesta homilia. O senhor não errou e não precisa pedir desculpas. Caso contrário, teríamos que pedir desculpas por defender a vida e ser contra todos os sinais de morte, nos passos de Jesus, o Crucificado-Ressuscitado.“Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24).

Somos Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, no seguimento de Jesus de Nazaré e o projeto do Reino de Deus. Portanto, agradecemos as suas palavras na homilia de 02/07/2020 e expressamos nosso apoio e solidariedade contra todos ataques que se façam ou posturas tíbias, que não são cristãs, como pondera o papa. As suas palavras caíram como semente em terra boa e darão muitos frutos (cf. Mt 13,1-9). Muito obrigado!

Em unidade na fé, com abraço fraterno e em comunhão de preces.

 

Coordenação Colegiada das CEBs do Sul 1

 

BAIXE AQUI A CARTA DE APOIO DAS CEBs SUL 1 AO PADRE EDSON ADÉLIO TAGLIAFERRO

2 Comments

  • Dirceu Peteira da Silva

    Pe Édson Tagliaferro, externo meu apoio à sua homilia. Não dá parasse calar diante de tantos desmandos. De retirada de direitos dos pobres. E tantos investimentos aos mais ricos. Aumentando ainda mais as desigualdades. Se até as “pedras” falarão, nos não podemos nos calar.

  • Jose Roberto de França

    EVIDENTEMENTE AS MANIFESTAÇÕES DA IGREJA SEMPRE ESTÃO EXPRESSANDO SENTIMENTALISMOS. COISAS INCONSEQUENTES. COISAS QUE SÓ SERVEM PARA DELEITE DE SEUS REBANHOS. PESSOAS MINIMAMENTE INFORMADAS NÃO PODEM FICAR SURPRESAS DIANTE DOS ABSURDOS DESTE GOVERNO. O BOLSONARO NUNCA ENGANOU NINGUÉM. ELE SEMPRE DEMONSTROU SUAS TENDÊNCIAS FASCITAS. E A IGREJA NUNCA ASSUMIU UMA CRÍTICA MERECIDAMENTE RADICAL A ESTE GOVERNO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.