CEBs CEARÁ PROMOVE PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE CEBs E OS DESAFIOS NO MUNDO URBANO

 A coordenação de CEBs do Ceará, Regional Nordeste I – CNBB, promoveu neste último fim de semana, sexta 31 de março e 01,02 de abril 2017 o primeiro seminário sobre a temática “ CEBs e os desafios no mundo urbano”.

O Ceará tem uma organização de articulação idealizada por blocos de dioceses. Este primeiro seminário foi organizado pelo Bloco III – Diocese de Crateús, Iguatu e Crato. Teve como anfitriã a Diocese de Crateús, no Centro de Pastoral da Paróquia Senhora Santana da cidade de Independência. A coordenação de CEBs da Diocese de Crateús, promoveu com intensidade uma boa acolhida aos delegados advindos das demais dioceses, riqueza de mística, cânticos e partilhas das experiências. Para colaborar no aprofundamento sobre o tema, teve a presença de Pe. Anastácio da Diocese de Iguatu.

Sobre os desafios no mundo urbano, o Pe. Anastácio fez uma retrospectiva social de como é a cidade e como se chegou essa realidade atual do mundo urbano. Em um contexto que a realidade urbana atingiu os distritos e vilas rurais das dioceses do Ceará. O Pe. Anastácio apontou os desafios que as CEBs hoje têm como enfrentamento; violência, prostituição, tráfico, ausência do poder público na promoção do bem comum, corrupção das instituições públicas e outras situações.  O assessor provocou os participantes para direcionarem quais ações práticas, cada diocese deve promover para minimizar e reverter a situação social atual, retomando como princípio a espiritualidade cebiana.

A noite cultural, teve como dinâmica há interação entre os participantes e resgate da cultura e cânticos da caminhada (prosa, poesia e cantoria).  Dom Gilberto Pastana – bispo referencial das CEBs do Ceará enviou mensagem de motivação para o encontro. Dom Ailtom Menegussi se fez presente deixando mensagem de motivação e sua benção apostólica. Nos encaminhamentos finais se deu destaque as orientações para o 14º INTERECLESIAL que acontecerá em Londrina / janeiro 2018.

A coordenação de CEBs do Ceará ainda promoverá mais dois seminários; no bloco II – as dioceses de Itapipoca, Sobral e Tianguá acontecerá nos dias 21,22,23 de abril na diocese de Sobral. O bloco I terá o seminário nos dias 26 e 27 de maio em Messejana – Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.