Shadow

CEBs da Sub-Região Botucatu promovem Encontro sobre “Fé e Democracia”

Imbuídos do Espírito Santo que fala aos diferentes povos, nesta Solenidade de Pentecostes, em 05 de junho, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Sub-Região Pastoral de Botucatu estiveram reunidas no Seminário anexo à Paroquia Santana, de Araçatuba, num encontro sobre Fé e Democracia, com o lema “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65).

A assessora foi Izalene Tiene, das CEBs, ex-missionária na Amazônia e ex-prefeita de Campinas. Estiveram presentes ao longo do dia, em torno de 80 pessoas das CEBs das dioceses de Araçatuba, Assis, Lins, Marília e Presidente Prudente, além de pessoas de outras igrejas cristãs, religiões e movimentos sociais. Destacamos a acolhida do bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, do Pe. Fernando e das CEBs de Araçatuba, bem como a participação do Reverendo Paulo (Igreja Anglicana), Eleandra (Religião Candomblé), irmãos das igrejas evangélicas e movimentos sociais.

A assessora trabalhou a partir de dois textos-base: a “Mensagem ao Povo Brasileiro” da 59ª Assembleia da CNBB e da cartilha “Encantar a Política”, elaborada por: CEFEP, CNLB, NESP, Movimento de Fé e Política e Semana Social Brasileira, das Comissões Episcopais para o Laicato e Ação Sociotransformadora. Os tópicos abordados foram: a) A universalidade do amor cristão; b) A amizade social e a ética na política; c) As grandes causas do evangelho; d) Cuidar da casa comum; e d) 2022 – Eleições e Democracia.

As exposições, partilhas e místicas levaram os presentes a refletir sobre a cultura do encontro, a democracia e a necessidade dos cristãos se engajarem para a edificação de uma civilização justa e solidária, onde todos tenham vida plena. A política é um gesto de amor para o cuidado da casa comum.

ALEX DE SOUZA ROSSI (pela Colegiada das CEBs Sub-Botucatu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.