CEBs do Regional Sul 2 se reúnem e lançam oração do 8º Intereclesial

 CEBs: Igreja. em saída na defesa da vida das Juventudes.
“O meu desejo é a Vida do meu povo.” (Ester7,3)

As CEBs do Regional Sul2 da CNBB, estiveram reunidas em Apucarana, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para refletir a caminhada das comunidades e acertar os últimos detalhes para a chegada do Trem das CEBs que tem parada nessas terras para realização do 8º Intereclesial entre os dias 18 e 21 de abril de 2020.

O 8º Intereclesial tem como tema: CEBs: Igreja em saída, na defesa da vida das juventudes. Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo! (Ester 7,3).

Reuniram-se representantes de dioceses de quase todo o Paraná. Dom Manoel, referencial das CEBs Sul 2 também se fez presente, animando a todos e todas a não desanimarem, mas “fazer uma leitura do tempo atual pelos olhos dos profetas, sem se deixar calar ou amedrontar”. Também explicou sobre a Visita Ad Limina dos Bispos do Paraná ao Papa Francisco. Dom Manoel entregará ao papa Francisco uma carta de apoio das CEBs do Brasil, escrita na última ampliada nacional realizada em janeiro passado, na cidade de Rondonópolis-MT.

Pe Geraldino, coordenador do 8º Intereclesial apresentou a organização local, metodologia e os avanços conseguidos desde a última reunião. A ampliada visitou alguns locais de celebração e definiu alguns assessores, contribuindo também para a metodologia do encontro. As Comunidades Eclesiais de Base de todo o regional estão sendo aguardadas ansiosamente pelas famílias que se preparam para acolher a todos e todas.

As CEBs do Regional Sul 2 demonstram grande expectativa nesse encontro, especialmente por estar e em unidade com as juventudes e, com elas, buscar luzes para a “Igreja em saída, de coração jovem e rosto alegre” que se sonha.

Para contribuir com a reflexão, foi proposto um questionário para que as juventudes respondam. Ele servirá de instrumento para as assessorias do encontro. Ele pode ser acessado aqui.

Também aconteceu o lançamento da Oração do 8º Intereclesial. Que Nossa Senhora do Rocio abençoe e proteja essa caminhada.

Baixe aqui a oração e REZE COM AS CEBs do Regional Sul 2.

Oração do 8º Intereclesial do Regional Sul II

Deus, Pai-Mãe de bondade e ternura, fonte e princípio da criação, nós te louvamos e te bendizemos porque nos chamaste à vida e à fé cristã.

Por meio de tua serva, a jovem Ester, revelaste que o teu desejo é a vida do teu povo. Em nossos dias, as juventudes continuam gritando por espaço e por vida.

Teu Filho Jesus, a quem enviaste para morar entre nós, testemunhou o teu infinito amor e pregou a fraternidade, a solidariedade e a paz. Com um olhar especial para os e as jovens, trouxe-lhes vida em plenitude.

Abre os ouvidos da Igreja para ouvir as profecias em forma de gritos que brotam das Juventudes. Faze que as CEBs, com ousadia profética, sejam de fato a Igreja em saída na defesa da vida em suas diversas fases e formas. Incute, no olhar de cada jovem, o desejo de vida comunitária. Dá-nos o comprometimento com a construção de uma sociedade igualitária diante do consumismo e do individualismo, que tanto nos ameaçam. Abre os corações das juventudes como portas de saída para a proximidade afetiva e misericordiosa.

Senhor da vida, ilumina as lideranças e nos inspira. Nossa Senhora do Rocio, Madroeira do Estado do Paraná, interceda por nós, junto à Santíssima Trindade, a melhor comunidade.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia!

Veja algumas fotos do encontro:

Por Leoni Garcia, Arquidiocese de Londrina-PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *