Celebração dos Mártires Santos e Profetas da Caminhada Colombo PR

Caminhada dos Mártires, Santos e Profetas da Caminhada Colombo PR – Regional Sul 2

A memória e o sangue dos mártires é compromisso que conjuntamente assumimos na defesa da vida e do Reino.

Aconteceu no dia 01 de abril, em Colombo a Celebração dos Mártires, Santos  e Profetas da caminhada.

Celebrar a memória dos mártires é reafirmar o compromisso de mudar o rumo dessa história, que por sua vez é marcada pela injustiça que fez derramar tanto sangue na terra.

A memória e o sangue dos mártires é compromisso que conjuntamente assumimos na defesa da vida e do Reino.

As mortes de nossos mártires da caminhada não são mortes simplesmente morridas, nem mortes simplesmente matadas, são MORTES VIVIDAS, VIDAS DOADAS.  “Vidas pela vida, vidas pelo Reino, como a vida dele o mártir Jesus”.

Os mártires fizeram de suas causas – a fé, a terra, os direitos humanos, a justiça, a libertação – a razão de ser de suas vidas e a vitória em suas   mortes. Eles não morreram inutilmente, morreram fecundamente. Do sangue dos mártires, orvalha a justiça e renasce a esperança.

No mártir Jesus, recordemos os mártires de nossas comunidades e os profetas que animam a caminhada do povo de Deus rumo ao Reino definitivo.

Na Arquidiocese de Curitiba há muitos anos as CEBs organizam a Celebração dos Mártires que ocorre em alguma das comunidades. Na maioria das vezes trazendo presente também a Campanha da Fraternidade.

Numa construção coletiva e sensibilizando as comunidades a rememorar a luta e a vida dos nossos lutadores e lutadoras do povo.

Assumimos o nosso compromisso de manter viva a memória dos mártires, sendo solidários, solidárias, com as causas pelas quais eles e elas deram suas vidas… defendendo a vida e lutando pela justiça.

CELEBRAÇÃO DOS MARTIRES SANTOS E PROFETAS DA CAMINHADA- COLOMBO PR

Salete Bagolin Bez

Coord. CEBs Regional Sul II

Todos os direitos reservados a Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.