Shadow

COLEGIADA DAS CEBs DO REGIONAL SUL 1 ESTEVE REUNIDA NA CIDADE E DIOCESE DE REGISTRO, VALE DO RIBEIRA

Nos dias 13 e 14 de novembro passados, a Colegiada das CEBs do Regional Sul 1, esteve reunida na Diocese de Registro, Vale do Ribeira, na cidade do mesmo nome, com os representantes de todas as Sub-Regiões Pastorais.
Foi um momento de muita alegria e emoção em razão de ser o nosso primeiro encontro presencial, neste tempo de pandemia. Vivenciamos a beleza da fraternidade!
Fomos acolhidos por Dom Manoel, na pessoa do assessor das CEBs, Pe. Jorge, que nos recepcionou com muito carinho fraterno, expressão de uma verdadeira sinodalidade. O bispo Dom Manoel não pôde estar no encontro, por se encontrar em viagem, mas deixou uma bela mensagem de acolhida para todos os participantes.
A sinodalidade esteve presente no desenvolvimento de todo o encontro. No sábado, 13, após a mística, tivemos um painel que nos levou a refletir sobre a caminhada regional de nossas CEBs; com uma análise conjuntural, a partir de quatro perguntas norteadoras: 1) O que motiva você a estar nas CEBs? 2) O que as CEBs têm realizado? 3) Quais são os desafios? 4) Quais as esperanças?
Tivemos, também, um momento para o planejamento do Calendário 2022. E, no final do dia, nos reunimos na Catedral, para a celebração eucarística com toda a comunidade.
E, também, não poderia faltar a nossa confraternização, como momento de descontração e alegria, onde pudemos contemplar a beleza da natureza marítima de Ilha Comprida.
E assim, encerrou-se nosso encontro. Voltamos fortalecidos e fortalecidas no Espírito, na certeza de continuar a caminhada sinodal como “Igreja toda ministerial, participativa e em comunhão, na defesa da vida e da Casa Comum, no partir do pão e nas orações (Atos 2,42-47), comprometida social e politicamente, forma sublime do exercício da caridade…” (Mensagem das CEBs do Estado de SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.