Shadow

Dia D rumo ao 15º Intereclesial das CEBs – Celebrar o testemunho de vida de D. Juventino

Irmãos, irmãs, Paz e Bem!

Sou Zenilda Novais Rocha- Irmã Catequista Franciscana.

Com humildade e com o coração ainda muito sofrido, aceitei o desafio proposto pelo Frei Zeca para dar um testemunho sobre nosso querido Dom Juventino- Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.  Nesta hora, o tempo não é nosso aliado!

 Dom Juventino, nos surpreendeu e antecipou sua páscoa, no Domingo de Ramos. O Pai misericordioso acolheu em seu colo, nosso irmão muito amado, pai, pastor, mestre, companheiro e amigo, evangelizador e catequista apaixonado…  

Por longos anos, sua vida, foi um milagre, um enfrentamento doloroso e uma escalada de superação de dores e fragilidades com tratamentos exigentes e prolongados que a leucemia lhe impôs. Apesar de tudo isso seu testemunho vivo foi de resistência, serenidade e presença, sempre atenta aos compromissos pastorais aqui e em outros espaços da Igreja.

Dom Juventino viveu sua missão evangelizadora e se relacionou com as pessoas com simplicidade, ternura, bondade e carinho, sem nunca perder de vista seu lema: “Enviou-me a Evangelizar” e o sonho de uma Igreja pobre e acolhedora, ministerial e participativa e comprometida com os pequenos e empobrecidos.

O grande sentimento que fica gravado e permanecerá indelével, no coração dos fiéis desta Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, e não só, para sempre, é –GRATIDÃO.

Contemplamos com sentimento de louvor, ação de graças, e reconhecimento as inúmeras iniciativas pastorais, já mencionadas em outros depoimentos e documentários. Olhamos, com o coração agradecido o Clero jovem da nossa Diocese, fruto de muito trabalho formativo, investimento e dedicada atenção de Dom Juventino, dos seus antecessores e dos padres mais experientes, que caminham, de mãos dadas, como irmãos e testemunhas de fidelidade à missão. Deus os conduza, meus irmãos, pelos caminhos da sabedoria, do discernimento e alegria no anúncio do Evangelho.

Nós, Irmãs Catequistas Franciscanas iniciamos nossa presença e ação missionária nesta região, em 1947, como resposta ao apelo de Dom Vunibaldo, pastor destemido, e convicto de que a educação era necessária e urgente. Com Dom Osório, seu sucessor, sentimo-nos também acolhidas e apoiadas. Deus seja louvado.

Nossa Província Santa Teresa do Menino Jesus, eleva um hino de louvor e gratidão a Deus pelos inúmeros gestos concretos de apoio, amizade, carinho e confiança. Tanto nas horas mais difíceis como na alegria das celebrações festivas contamos com a presença, conforto, estímulo e ajuda deste grande amigo.

Não posso deixar de expressar, em nome da Vida Consagrada desta Diocese a nossa admiração e gratidão. Embora não sendo religioso consagrado, Dom Juventino, voltou para nós um olhar de Pastor. Sempre animou, compreendeu, respeitou, valorizou e acolheu o carisma de cada família religiosa e suas deliberações.

Com certeza temos no céu um intercessor do Serviço de animação vocacional junto às famílias, comunidades, pastorais e juventudes sementeiras de vocações sacerdotais, religiosas, leigas e ministeriais.

Adeus, Dom Juventino. Na felicidade eterna da contemplação da face luminosa de Deus e do Cordeiro vivo e glorioso continue celebrando, com fervor, vibração e alegria. “Saúde aos doentes, alegria aos tristes e esperança aos desanimados.” Dom Juventino Kestering. Amém. Obrigada! Paz e Bem!

Irmã Zenilda Novais Rocha

Dia D rumo ao 15º Intereclesial das CEBs – Celebrar o testemunho de vida de D. Juventino – 15 de abril de 2021- (19h de MT/20h de Brasília)

Vamos juntos celebrar a vida em tempos de pandemia. Fiéis ao nosso Batismo, no compromisso com os pobres e excluídos, “sendo Catequese viva, à luz da vossa Palavra, na partilha da Ceia pascal e na vivência coerente do dia-a-dia, crescendo rumo à maturidade em Cristo até a plena alegria do vosso abraço”.

Prepare seu espaço, acenda uma vela em memória das mais de 355.000 mil mortes pela COVID-19.
Acompanhe através das páginas no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.