CATORZINHO. Expectativas do Regional Leste II

EXPECTATIVAS DO REGIONAL LESTE II DIANTE DA REALIZACAO DO CATORZINHO

O Regional Leste II compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está situado na região sudeste do Brasil, o estado de Minas gerais é composto por 30 dioceses, distribuídas em 7 microrregiões, e o estado do Espírito Santo é composto por 04 dioceses.

Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, possuindo em torno de 21 milhões de habitantes, e o Regional Leste II 25 milhões de habitantes, com uma grande concentração urbana que vai de encontro ao tema e lema do 14° intereclesial, face a quantidade populacional que enfrenta os desafios que encontramos no mundo urbano.

São várias regiões metropolitanas agregando um quantitativo enorme de população e também de desafios próprios do mundo urbano. As Cebs estão presentes em todas as dioceses, em algumas de forma bem organizadas e em outras menos organizadas, porém, com equipe de animação Regional e equipes de animação em cada uma das sete microrregiões.

Portanto, o tema e o lema do 14° intereclesial se faz muito atual e relevante na realidade de tantas cidades e de nossas micros, com maioria das paróquias no meio urbano. A temática propicia reflexão e construção de ações que visam sanar as mazelas e carências das cidades. Estimular as comunidades a pensar sobre seus problemas e violações de direitos. É papel também da igreja a garantia de construção de vida digna para todos.

O texto base ao desenvolver as discussões dos temas, elegendo os eixos estruturais do mundo urbano, tem contribuído enormemente para retomada da caminhada das Cebs em seu aspecto libertário e seu compromisso transformador da vida urbana.

Enquanto Comunidade Eclesial de Base, temos cumprido proposta de agenda em vista do 14° intereclesial, encontros diocesanos, das microrregiões, vivendo todos os momentos promovidos pelo regional, como o lestão, partilhando materiais e refletindo em nossas reuniões, estudo do texto base. Alguns espaços mais amplos de preparação também estão planejados, a fim de viver o intereclesial não só entre os delegados, mas com todo povo de Deus, tendo cuidado especial com o envolvimento da juventude no regional.

Considerando a proximidade de realização do catorzinho, o regional leste II se faz presente neste encontro, por meio de seus representantes, um ensaio experimental para fazer os ajustes necessários exigidos no processo da construção do 14° intereclesial. Esses ajustes se dão nos aspectos de acolhimento, celebrativo, nas oficinas de trabalho, na troca de saberes, na construção coletiva do intereclesial.

Muitos desafios se fazem presentes na caminhada do nosso regional, a estruturação do regional desde a realização do 11° intereclesial em 2005, temos procurado manter viva nossa articulação bem como, realização em 2015 do 7° encontro mineiro das Cebs, a articulação de dois encontros do lestão em 2013 e 2017, nossa caminhada tem sido mais intensa, madura, fortificando o nosso trabalho e avançando na caminhada.

É grande nossa expectativa em participar do 14° Intereclesial em 2018, em Londrina. Sabemos da rica experiencia eclesial vivida por esta igreja particular nos seus aspectos de rede de comunidades, estudos bíblicos e compromisso missionário, queremos partilhar dessas experiencias e somar com a igreja do Brasil, que se faz presente na base eclesial.

Aos organizadores do 14° intereclesial, sobretudo aos membros do secretariado nacional, o nosso muito obrigado, pelo serviço realizado, especialmente em termos de articulação, comunicação, formação e revitalização das Cebs.

Magda Melo e Nelito Dornelas
Assessores do Regional Leste II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.