Shadow

Reflexões da Palavra | Festa da Santíssima Trindade – Ano B

Leituras: Dt 4,32-34.39-40 – Sl 32 – Rm 8,14-17 – Mt 28,16-20

Por Quininha Fernandes Pinto, do Regional Leste 1.

A comunidade trinitária é verdadeiramente mistério, realidade que supera absolutamente toda a compreensão humana. Deus significa isto: a profundeza última da nossa vida, a fonte do nosso ser, a meta de todos os nossos esforços. Está em nosso ser esta realidade complexa e grandiosa do Deus cristão, a Trindade. Trindade significa o mistério de um Deus que é comunidade e comunhão de vida. Um Deus que é Pai, Filho, Espírito Santo. Um mistério do qual nos aproximamos tentando compreender o sentido do que seja Amor. Um Amor que não é qualquer amor…
No núcleo da fé cristã há uma afirmação essencial: Deus é Amor e só Amor! Jesus não escreveu nenhum tratado acerca de Deus pois para Ele Deus não é um conceito, uma bela teoria, uma definição sublime. Deus é o melhor amigo do ser humano. A nossa verdadeira história começou assim: desde sempre, Deus nos ama, nos fala, nos escolhe; está perto de nós e conosco; executa o seu plano de salvação e nos pede fidelidade. Vemos isso na primeira leitura: “Desde o dia que Deus criou o homem sobre a terra…” – somos obra da criação de nosso Deus. O povo que Deus escolheu e ama somos nós; ele nos pede que sejamos salvação para os outros. Tudo isso desperta em nós uma real esperança; mas somente na medida da nossa fé sentiremos viva essa esperança e saberemos comunicá-la aos outros. Nosso Deus é onipotente por ser Deus, mas é frágil por ser Pai e ser Amor. O amor fragiliza, enfraquece, limita e vulnerabiliza, sofre. É a mensagem que Paulo proclama na segunda leitura, envolvendo num único e agora maravilhoso destino de família, o Pai, o Cristo, o Espírito Santo e os seres humanos, filhos de Deus. Não somos mais escravos de ninguém e de nada. Por isso Deus deu por guia e conselheiro o seu próprio Espírito de Amor, para que nele o ser humano se configure, seja veículo do Seu amor para com os outros seres humanos – seus irmãos – e para com Deus. Sentimos alegria por poder chamá-lo de Pai e até de Papai! Juntos somos família e podemos agir como tal.
Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos elaboraram profundos estudos sobre a Trindade. No entanto é complexo e difícil entender este Mistério. Professamos isto no Credo, rezado pelos fiéis cristãos:

  • Creio em Deus Pai, Criador do céu e da terra: Não estamos sós com os nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é nosso Pai querido. Assim O chamava Jesus e assim O chamamos também nós. Ele é a origem e a meta da nossa vida.
  • Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. É o grande presente que Deus fez ao mundo. Ele revelou-nos, contou-nos como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será um homem a mais. Olhando para Ele, vemos o Pai: em seus gestos captamos, podemos perceber, experimentar a ternura, a compreensão e a misericórdia do Pai. Em Jesus podemos sentir quanto o nosso Deus é humano, próximo e amigo.
  • Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida: Este mistério de Deus não é algo longíquo. Está presente no fundo de cada um de nós. Podemos captá-lo como Espírito que alenta as nossas vidas, como força que nos move, como Amor que nos leva aos que sofrem.

Que nesta festa em que celebramos a fé num Deus que é Amor possamos restaurar as nossas esperanças num futuro mais humano e mais justo para o nosso Brasil, tão sacrificado por ideologias econômicas que valem mais que as vidas humanas. Nestes tempos de pandemia temos experienciado o descaso com a vida, a ausência de políticas públicas que defendam e representem os mais vulneráveis, que garantam a sua sobrevivência. Que possamos repudiar essas posturas escusas e contraditórias que confundem a população, manipulando-a e usando a boa fé do nosso povo como massa de manobra. Ajuda-nos Deus Unitrino a defender a nossa pátria, a tua criação tão exuberante e boa, hoje devastada, saqueada pelo capital e pelo interesse econômico de uns poucos que não conseguem vê-la como nossa casa comum. Mantém viva a nossa esperança por dias melhores, dias em que a vida seja valorizada, respeitada e colocada a serviço de uma fraterna convivência . Nós pedimos em nome da nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

Que seja assim. Beijos no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.