JVC Jornal Voz das Comunidades Porta-voz das experiências comunitárias.

JVC- Jornal Voz das Comunidades

JVC, como o nome já diz, nasceu para ser porta-voz das experiências comunitárias. Experiências essas que quase não são divulgadas na imprensa comercial (rádio, jornal e TV).

JVC é ligado ao MCP (Movimento das Comunidades Populares), mas seu objetivo é fortalecer as Experiências Comunitárias Indígenas, Quilombolas, Camponesas, Operárias (Trabalhadores Urbanos) e da Juventude Popular, ou seja, construir uma Frente Popular a partir do trabalho de base.

Ao elaborar as matérias, tentamos ao máximo seguir o lema “Antes de ensinar ao povo devemos aprender com elePesquisar por meio das reportagens; Sistematizar através da edição das matérias; Devolver para as Comunidades por meio do JVC. Se a matéria serviu para ajudar nos planos de ação e reflexão da Comunidade, o Método Linha de Massas (Democracia Participativa) foi praticado e o objetivo foi alcançado.

Jornal Voz das Comunidades busca ser um instrumento para fortalecer a organiza-ção das Comunidades fazendo uma ponte entre elas. Para isso, o diálogo para chegar ao consenso é essencial. Devemos debater as contradições, mas evitar a polêmica para não criar conflito no meio do povo. A contradição gera vida. O conflito provoca morte.

Precisamos fazer como os agricultores: Semear, Cultivar e Colher. Tudo no tempo certo. Semear é distribuir e divulgar o Jornal. Cultivar é desenvolver o diálogo (manter ligação) com pessoas, organizações e Comunidades atingidas pelo Jornal. Colher é integrar as experiências das pessoas e organizações para unir as Comunidades em uma Frente Popular e construir uma Sociedade Comunitária a partir de um Governo Popular conquistado de baixo para cima. O JVC é editado pelo MCP, mas, com o tempo, deve se transformar em um Jornal das Comunidades em geral.

A mais de 10 anos  porta voz das experiências comunitárias

O JVC – Jornal Voz das Comunidades é publicado a mais de 10 anos.   A tiragem atual é de 3.500 exemplares.  Essa publicação circula nas cinco regiões do país, em mais de 20 estados.   Temos colaboradores que surgem nas próprias Comunidades do MCP, e outr@s que, por simpatizarem com a linha editorial vão na prática divulgando o JVC nos seus espaços de atuação. Passam a enviar relatos e até matérias. Fazem distribuição, campanhas e conquistam novos leitores.

A orientação da direção do JVC é organizar grupos de colaboradores nas comunidades, regiões, estados. Na prática, hoje, temos grupos que se reúnem para discutir e encaminhar tarefas do JVC em Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. Entre colaboradores individuais, permanentes, no último levantamento, chegamos ao número de 35 companheir@s.

 O Jornal Voz das Comunidades procura investir na construção de uma articulação das comunidades populares de base, para criar uma rede de solidariedade e e fortalecer  a luta por justiça e, a longo prazo construir uma sociedade comunitária (Reino do Povo/Reino de Deus. A tarefa principal é a prática da Democracia Participativa dentro das Comunidades, Entidades e Movimentos Populares.

A equipe de editores é formada por seis pessoas, que moram na Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Desses, dois são aposentados e trabalham voluntariamente o tempo que a tarefa exigir; um trabalha na agricultura familiar; outro, na construção civil; outra, na Escola Jardim da Comunidade; e outro, presta assessoria para grupos e entidades de economia solidária.  Tod@s  os editores são militantes do MCP e fazem trabalho de base.

A próxima edição trará um especial sobre o 14º Intereclesial das CEBs, que tem como Tema CEBs e os desafios no Mundo Urbano. A comunicação a serviço da comunidade é um grande desafio. Nesse sentido, nós das CEBs do Brasil podemos colaborar para que esse instrumento comunitário e popular chegue também as nossas comunidades, fazendo uma assinatura e divulgando em nossas bases.

Por Francisco de Assis – Chico Malta CEBs Nordeste

Clic para ver o JVC completo

JVC – Jornal a Voz das Comunidades


FAÇA SUA ASSINATURA

Assinatura anual por R$ 30,00 (trinta reais)

O depósito da assinatura pode ser feito para o titular:

ANACOP

BRADESCO

Conta poupança nº 100.7768-0

Agencia 0236-4

Possui sua sede no Sítio Matias, Tomba – Feira de Santana – BA CEP 44091-004.

O e-mail é jvc.jvj@gmail.com. (Informem por e-mail, Nome completo, endereço de correspondência, data e valor do depósito.)

 

4 Comments

  • BOA NOITE CAMARADAS DO JORNAL A VOZ DAS COMUNIDADES PRA MIM FOI UMA DAS MAIORES ALEGRIAS VER HOJE O NOSSO JORNAL ABERTO AO PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E COM CERTEZA VAI MELHORAR O NÍVEL FOI O QUE SEMPRE DISSE AO NOSSO FRANCISCO DE ASSIS GOMES CHICO DA MALTA A IMPORTÂNCIA DESTE INFORMATIVO ELETRÔNICO PORQUE AGILIZA AS INFORMAÇÕES O INTERESSE DE TODOS POR TODOS NA MESMA LUTA DE FAZERMOS AQUILO QUE PRECISAMOS NO DIA A DIA FORMAMOS OPINIÃO PARA OS MENOS FAVORECIDOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DE BASES ONDE NÃO CHEGA OS JORNAIS ELITIZADOS E ASSIM AINDA ESPERAMOS MAIS UM AVANÇO NOS CONGRESSOS REUNIÕES MAIS IMPORTANTES SER ABERTO UM LINK DE TV NO YOUTUBE PARA QUE TODOS COMODAMENTE EM SUAS CASAS NAS COMUNIDADES DE BASES ACOMPANHE OS ENCONTROS E MOVIMENTOS DE FEIRA SANTANA BAHIA E DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL VIA LINK SERIA UM GRANDE PASSO PARA QUE CADA UM FAÇA A SUA PARTE NO QUE FOR NECESSÁRIO PARA O FORTALECIMENTO DOS PROJETOS DA M C P MOVIMENTO DE COMUNIDADES POPULARES DO QUAL SOU UM ADERENTE E SEGUIDOR

  • FOI UM GRANDE PASSO E AVANTES CAMARADAS PARA O SUCESSO DAS ATIVIDADES DE NOSSA ANTIGA ANACOP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES POPULARES HOJE NESTE PROJETO DAS CEBs onde os Estados do Brasil já recebem o nosso maior JORNAL A VOZ DAS COMUNIDADES ÚNICO E EXCLUSIVO para atividades dos movimentos organizados em defesa dos menos favorecidos dos oprimidos dos excluídos enfim daqueles que são esquecidos na Sociedade atual sem saúda educação digna e acima de tudo as nossa riquezas que sejam para todos e não para uma minoria .
    Por outro lado esperamos a nossa rádio do M C P a qualquer momento com especial musical hora certa e aplicativos do tempo dicas de saúde entre outras atividades isto exponho como sugestão já que o nosso JORNAL A VOZ DAS COMUNIDADES PRA MIM CHICO DO RÁDIO O SECRETÁRIO DO POVO na sua linha editorial e de informações é um dos melhores JORNAIS DO BRASIL
    Parabenizo a todos do movimento por esta iniciativa de por o jornal no sistema da REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES BOA NOITE PARA TODOS Cajazeiras PB 25 de julho 2017

  • J. Batista

    Que alegria ver a turma do JVC divulgado a nível nacional… Parabéns de forma especial ao Chico Malta… Abraço fraterno a todas e todos… Batista – CE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.