“ME CHAMARÃO SUBVERSIVO”: 90 ANOS, 90 FOTOS DE PEDRO CASALDÁLIGA: Exposição fotográfica em Passos MG: por Douglas Mansur.

Pedro é sinônimo dos esquecidos, dos posseiros, dos indígenas, das mulheres, dos abandonados, dos invisíveis,  dos que, em fiel rebeldia, se levantam contra as injustiças.

Nós, das CEBs de Passos, em nosso Encontro Setorial (22 e 23 de setembro), faremos memória do testemunho libertador, da sensibilidade profética e revolucionária de D. Pedro Casaldáliga: que nutre e encoraja uma Igreja popular, pobre entre os pobres, participativa, com as Bem-Aventuranças como norma de vida.

“Já sou, a cada passo que insinuo,
testemunho ou escândalo,
testemunho e escândalo”.

“Me chamarão subversivo
e lhes direi: eu o sou;
por meu povo em luta vivo,
com meu povo, em marcha vou.
Tenho fé de guerrilheiro e
amor de Revolução!”

Esteio firme em terra frágil, vermelha, banhada de suor e sangue mártir… Pedro traz consigo um longo caminho de uma incansável (e irada) esperança nunca (jamais!) vencida. Com os pés descalços, pisando bem firmes neste chão, sempre desafiou o poder brutal da indiferença, aparentemente mais sutil e menos cruel, mas tão devastador, tão cúmplice quanto os demais. Celebramos um testemunho à prova de atentados e ameaças, uma coerência obstinada, perseverante até as últimas consequências.

Pedro se tornou sinônimo dos esquecidos, dos posseiros, dos indígenas, das mulheres, dos abandonados, dos invisíveis e, sem dúvidas, dos que, em fiel rebeldia, se levantam contra as injustiças, contra tudo o que diminui a dignidade da vida. Pedro nos põe ante nossas falsas seguranças, nossos confortos aparentes, nosso medo covarde em assumir um compromisso – radical, decido – com o Evangelho de Jesus, com a Paixão que animou e sustentou a Causa Maior do profeta da Galileia: o Reino, sua palavra, sua missão. A luta não acaba nunca… Seguiremos, Pedro, sem descansar, nesta Utopia, a de um outro mundo possível, respondendo, com Esperança, união e organização (renovadas), à realidade que nos desafia.

ATENÇÃO: Em breve, divulgaremos toda a programação: teremos rodas de conversa com grupos populares, varal da cidadania, recital de poesias pé no chão, cantorias e mais. Vamos juntos, companheiras e companheiros. Ajudem-nos a divulgar!
#CEBsPassos

Por Denis  Wilson CEBs Passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.