Mini Intereclesial das CEBs Região centro Oeste.

Companheiros e companheiras das CEBs


Estivemos reunidos e reunidas neste chão cerradeiro da Arquidiocese de Goiânia, na Paróquia Nossa Senhora da Terra, Setor Jardim Curitiba III, coordenada pelo Frei Marcos Sassatelli, que acolheu com muito carinho o Mini- Intereclesial do Centro-Oeste, nos dias 20 a 22 de outubro/2017, onde estiveram presentes   as Arquidioceses de Brasília e Goiânia, bem como as Dioceses de Uruaçu, Formosa, Luziânia, Ipameri, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Anápolis e Goiás.  Participaram 135 delegados e delegadas e mais 7 suplentes,  08 padres e tivemos a presença do Bispo da diocese de Goiás Dom Eugênio Richien. Ao todo  somamos cerca de 200 pessoas participando ativamente nesse bonito momento de encontro, reflexão e partilha. A comunidade  da Paróquia Nossa senhora da Terra teve uma presença marcante   participando dos momentos celebrativos e nas equipes de serviço.
Foi um momento de crescimento e aprofundamento dos desafios do mundo urbano. Duas situações mereceram destaque: a discussão que está tomando conta das redes sociais , sobre a ideologia de gênero  e a situação de exclusão que toma conta das grandes e médias cidades  em que são as populações em situação de rua.
 O assessor Alexandre Rangel nos chamou atenção para outra problemática do mundo urbano que é a depressão que está atingindo milhares de pessoas que vivem o drama da solidão e da crise existencial nesta sociedade de consumo. Inclusive sugeriu que esta situação deveria ser contemplada em uma das temáticas. Ele considerou que é uma lacuna no texto base e ainda chamou atenção para a grave crise que propõe a negação dos direitos sociais. Nos provocou a pensar que nos eixos  quase 90% TRATAM DE POLITICAS PÚBLICAS  e a maioria das discussões tratam da falta de apoio das dioceses à caminhada das CEBs, mas não tem um eixo especifico para tratar disso. Fica então as questões:
  • Que estratégias o 14 Intereclesial apontará para a superação desse grande desafio?
  • Que ações estamos fazendo para garantir que  os novos padres a serem ordenados possam ter uma nova compreensão do ser igreja , a partir das interpelações do Papa Francisco
A missão agora é levar para Londrina nossos olhares sobre os Desafios do Mundo Urbano Centro-Oeste e, na perspectiva do método VER, JULGAR, AGIR, encontrar caminhos para esta IGREJA/COMUNIDADE de gente sofrida e lutadora.
Goiânia, 22 de outubro de 2017
Coordenação CEBs Centro-Oeste

Contribuição da Equipe de Comunicação CEBs e  de Antonio Baiano – CEBs Centroeste

2 Comments

  • Elci Silvério

    Foi uma riqueza grandiosa para mim e para o meu trablho em todos os lugares que eu estiver, quando cheguei lá, pensei que não ia superar minhas expectativas mais superou muito além do que eu esperava. Obrigada a todas as pessoas que trbalharam para que este encontro de irmãos e irmãs acontessesse. Paz e bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.