NATAL: A REVOLUÇÃO DA TERNURA.   Tea Frigerio

Caríssimos companheiros. Caríssimas companheiras da caminhada, Natal é o evento que nos prepara com mais intensidade ao 14º Intereclesial das CEBs.  Então vos convido a parar comigo e refletir através de uns pensamentos de papa Francisco que expressam em modo profundo o mistério da Encarnação.

“Na sua encarnação o Filho de Deus, convidou-nos à revolução da ternura” (88). Esta é uma força que conhecemos no contato com os outros: “Jesus quer que toquemos a miséria humana, que toquemos a carne sofredora dos outros. Espera que renunciemos a procurar aqueles abrigos pessoais ou comunitários que permitem manter-nos à distancia do nó do drama humano, a fim de aceitarmos verdadeiramente entrar em contato com a vida concreta dos outros e conhecermos a força da ternura” (270).

O compromisso cristão contra o mal é marcado pela ternura: “O triunfo cristão é sempre uma cruz, mas uma cruz que é, simultaneamente, estandarte de vitória, que se empunha com ternura batalhadora contra as investidas do mal” (85).

“Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura.” (286). “Há um estilo mariano na ação evangelizadora da Igreja. Porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionaria da ternura e do afeto. Nela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentirem importantes… Esta dinâmica da justiça e ternura, da contemplação e de caminho para os outros faz dela um modelo eclesial para evangelização. Pedimos-lhe que nos ajude, com sua oração materna, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos, e torno possível o nascimento de um mundo novo.” (288).

Um Natal abençoado!

Um Natal que nos prepare ao encontro!

Um Natal que nos faça revolucionário e revolucionarias no mundo urbano!

 

                                                                                  Tea Frigerio

                                                                       Missionaria de Maria – Xaverianas

(todos os pensamentos são da Evangelii Gaudium)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.