Paróquia da Prelazia do Xingu/PA realiza retiro preparatório para Santas Missões Populares

Texto e fotos: Danyllo Baracho (Pastoral da Juventude do Xingu – Brasil Novo/PA)

 No coração da Transamazônica, a Paróquia Corpo e Sangue de Cristo, localizada na cidade de Brasil Novo – PA e pertencente à Prelazia do Xingu, realizou o 1º Retiro de Preparação para as Santas Missões Populares.

No contexto em que a igreja vivencia com esperança e muita expectativa o Sínodo da Pan-Amazônia, o evento refletiu sobre o tema “Missionárias e Missionários para uma igreja em saída na Amazônia”. O retiro ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro e teve como iluminação bíblica Mt 4, 16: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e uma luz brilhou para os que viviam na região escura da morte”.

Com a participação ativa de mais de 70 pessoas, representando as diversas comunidades e setores paroquiais, o retiro contou com a valiosa colaboração da jovem Taiana Ramos e do professor Juarez Froz, da Organização Santas Missões Populares (OSMP) do Regional Norte II.

Durante os três dias encontro, o estudo e o aprofundamento da vivência da mística e da espiritualidade encarnada de Jesus serviram para incendiar os corações dos missionários presentes, levando-os a compreender a verdadeira missão e o verdadeiro chamado de Cristo: “Ide e pregai o evangelho a todas as criaturas!”.

Iluminados pelas audaciosas orientações, luzes e sinais que o papa Francisco sabiamente tem nos apontado, foi constantemente relembrado que a sua convocação para sermos missionários de uma igreja em saída, que vai ao encontro do povo, sempre fez parte do projeto de vida de Jesus. E em meio a um Sínodo histórico, que tratará sobre os novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral, somos convidados, ao mesmo tempo, a sermos guardiões da vida no planeta.

Ao final do encontro, até a realização do próximo retiro, os missionários presentes assumiram tarefas, e aceitaram o compromisso de dar prosseguimento à missão profética de Jesus, tomando para si um projeto de vida missionária, engajada e participativa, que seja luz e fermento na massa presente em todos os cantos do município de Brasil Novo, com atenção especial aos mais pobres e necessitados.

 

Corpo e Sangue

A Paróquia Corpo e Sangue possui uma população de cerca de 25 mil habitantes, contando com aproximadamente 46 comunidades, onde 90% se localizam na zona rural.

Sua criação ocorreu em 1977, antes mesmo da emancipação de Brasil Novo, que foi desmembrado da cidade de Altamira e elevado à categoria de município apenas em 1993.

 

Santas Missões Populares

Em meio ao contexto de abertura da rodovia Transamazônica, a igreja católica a partir da Prelazia do Xingu, desde o início tem sido presença viva e atuante no meio do povo, partilhando de suas dores e sofrimentos, mas também de suas alegrias e esperanças.

E assim, como as diversas paróquias distribuídas por todo território amazônico, esta paróquia tem vivenciado desafios inquietantes no que diz respeito à ação pastoral e à dinâmica das CEBs. Desafios que provocaram a assembleia paroquial realizada no início de 2019, a necessidade de dar uma resposta diferente. Uma resposta que fosse audaciosa e corajosa. E a resposta veio, com a aprovação da realização do processo das Santas Missões Populares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.