Shadow

Pedro Batista Nery, com voz profética, suas músicas expressam o jeito de pensar, sentir e agir das CEBs.

O verbo mais conjugado na Ampliada Nacional que aconteceu neste final de semana (30 e 31/01) foi o ESPERANÇAR. Todos os articuladores e articuladoras das CEBs partilharam suas histórias e relataram seus inúmeros trabalhos realizados nas diferentes regiões do país. Diante de desafios enfrentados e tantos outros que estão por vir no decorrer deste ano, todos reafirmavam que manter viva a esperança é fundamental para dar continuidade ao projeto de vida plena, anunciado por Jesus Cristo. O esmorecer não deve encontrar espaço nas comunidades, mesmo diante de tanto sofrimento devido a pandemia da Covid-19 e a gritante ausência de um planejamento de Estado para lidar com esta crise sanitária.

Recobrar o ânimo para seguir o caminho rumo ao 15º Intereclesial tem sido uma luta constante e de modo muito mais efetivo entre os artistas das CEBs. Eles e elas, com suas vozes proféticas colocam seus dons a serviço deste grande mutirão.

Exemplo disto é o compositor Pedro Batista Nery. Ele é teólogo, já possui uma vasta caminhada nas CEBs e tem se dedicado há um bom tempo em divulgar o jeito CEBs de ser Igreja através da música. Possui um vasto repertório, reside em Rondonópolis e participa da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Pedro Nery, ao apresentar a música “Vida Plena” explica: “O Papa Francisco nos impulsiona a sair do estado de medo em que a população, principalmente a nossa Igreja, se encontra, para nos lançarmos ao novo, ao diferente, com esperança de vida plena”. Foi desta convocação que lhe veio a inspiração de fazer esta música. Diz ele: “faço as memórias das caminhadas e mutirões de lutas e de partilhas, onde Jesus é o nosso centro, ou seja, o dínamo, gerador de força no Espirito da luta libertadora”.

De fato, a música ocupa um lugar importante na identidade e missão das CEBs. Ela expressa o seu jeito de pensar, sentir e agir. E mais do que nunca, indica a sua sintonia com o Papa Francisco que anima e ilumina as CEBs da Igreja em saída, viva e encarnada na realidade dos excluídos e excluídas, promovendo vida em plenitude. Pedro informa que sua música foi elaborada como parte do subsídio para as celebrações litúrgicas. Trata-se de um canto de ofertório e traz a esperança de dias melhores para o nosso planeta, a nossa casa comum.

Ao explicar a importância de sua música e como ela pode contribuir na realização do 15º Intereclesial, Pedro Nery encerra sua fala dizendo que a sua música anuncia que “é a hora de mudança e aí está nosso convite: entremos todos nós nesta fila, a CEBs tem que continuar”.

Segue a letra e o vídeo para cantar e divulgar em nossas comunidades:

VIDA PLENA

(Letra e Música: Pedro Batista Nery)

1. Somos a Igreja em Saída o novo vai acontecer.

O céu abrindo as portas para este povo acolher

Refrão: Vou criar novo céu e nova terra

              Para que todos tenham vida plena (bis)

2. Receba Senhor este pão que aqui viemos ofertar

É fruto de nosso trabalho que alegra o meu caminhar

Receba Senhor este vinho que a Ti venho oferecer

É fruto de um mutirão que acaba de acontecer (bis)

3. Trago nas mãos calejadas de tanto lidar com o chão

Dando sentido pra vida não solto a mão do irmão.

Buscamos em Ti nossas forças para as CEBs não cansar

Só Tu és a nossa esperança venha conosco lutar. (bis)

4. Entre irmãos nesta fila não deixe esta hora passar

Traga a sua família para o Senhor ofertar

Na vida das comunidades não deixe nosso trem parar.

Botando os pés na estrada a CEBs vai continuar (bis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.