Shadow

Reflexão da Palavra | Domingo de Ramos da Paixão do Senhor – Ano A

Leituras: Is 50,4-7 – Sl 21 – Fl 2, 6-11 – Mt 26,14-27,66

Por: Quininha Fernandes Pinto, Cebs Regional Leste 1

Aproxima-se o Domingo de Ramos. A liturgia é a mesma para os anos A, B e C, exceto os evangelhos, que são dois. A celebração principal é iniciada pela leitura da Entrada de Jesus em Jerusalém, com a procissão de Ramos, fazendo memória do ocorrido uma semana antes de sua morte – dia que hoje comemoramos -. E o outro Evangelho é o da liturgia da Palavra, a longa narração da paixão e morte. As leituras do evangelho são, respectivamente, tomadas dos três evangelistas sinóticos Mt, Mc e Lc. Essa organização nos permite meditar, a cada ano, a “Via Crucis” do Senhor, segundo a sensibilidade de cada um destes evangelistas. Mas todos eles querem mostrar o grande evento salvífico, em que pela dor e sofrimento, gerados pela violência dos poderosos, deparamo-nos com o ápice do amor manifestado numa cruz.

Os poderosos rivais, Herodes e Pilatos, tornam-se amigos às custas de Jesus, mandando-o um para o outro, como objeto de diversão. Lucas nos conta que um dos malfeitores crucificado com Jesus escarnece do sofrimento do justo. Por outro lado, vemos Simão de Cirene ajudando Jesus a levar a cruz; as mulheres chorando o seu sofrimento; o bom ladrão solicitando a misericórdia de Jesus; a multidão que se arrepende… E nós? Qual é a nossa atitude diante do sofrimento do justo? A de Herodes ou a de Pilatos? A atitude das mulheres e/ou do bom ladrão?

O oficial romano ao pé da Cruz exclamou: “Realmente, este homem era um justo!”. O que é ser justo no sentido bíblico? Por que o justo sofre???? A Palavra de Deus nos responde: por obediência a Deus… Mas então, Deus manda sofrer???? Não, Deus não manda sofrer, Ele manda seu Filho Jesus, amar!!!!!!! Só manda amar. Amar até o fim! E foi o que Ele fez…

Mas quem ama, sofre! O justo que ama, sofre, não por causa da paixão sentimental, mas porque ele não quer ser infiel ao seu amor, ao seu projeto inicial, projeto que não cabem mentiras, falsidades, artimanhas, manobras ideológicas e dissimuladas… Quem ama não pode servir a dois senhores! A Deus e a um projeto que não se coadune com o projeto d’Ele… E o projeto de Deus, abraçado por Jesus, é um projeto de amor, de paz, de justiça e de fraternidade. É um projeto em que todos têm direito à vida digna, trabalho e pão, todos os dias… É um projeto sem fome! É um projeto que prioriza os pequenos, os fracos e os pobres e que coloca todos na perspectiva da fraternidade e da Vida. Jesus abraçou este projeto e mataram-no. Mataram o justo… Esse foi o preço de tanto amor.

Diante da cruz do justo, renovemos a nossa capacidade de amar, embora difícil, amar apesar de… apesar de… apesar de…

Bjs 🥰no coração 💚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.