Por: Quininha Fernandes Pinto, Cebs Regional Leste 1
Leituras: At 10,34a.37-43 – Sl 117 – Cl 3,1-4 – Jo 20,1-9
É Páscoa! É esperança de Vida Nova! É o despertar da Nova Criação e do Novo Êxodo! E o Evangelhos – todos eles – narram de formas diferentes que foram ao túmulo de Jesus “procurá-lo”, queriam seu corpo para dar-lhe um enterro digno… com nuances e intenções pedagógicas diferentes, os evangelhos dizem que não o encontraram… A narrativa de Marcos 16,1-7 – a que mais gosto! – recorda a ida de Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, foram ao sepulcro bem cedo levar perfumes para ungir o corpo de Jesus… coisas de mulher! Preocupavam-se em como rolar a pesada pedra do sepulcro… Mas encontram-no aberto e um jovem que, saudando-as, lhes perguntou: “Não vos assusteis! Procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está mais aqui”. A pergunta continua hoje sendo feita a tantos homens e mulheres à porta dos sepulcros que permeiam nossas vidas. São seres humanos cuja “morte” assola e vitimiza nossas esperanças, enfraquece nossas forças! Ainda hoje vamos aos “sepulcros” levar o perfume da nossa fé e do nosso amor diante da miséria humana. E sempre há alguém para nos refrescar a memória e acariciar o nosso coração com a esperança que o Ressuscitado nos traz:
– Procurais aquele pai/mãe de família, que estava desempregado sem alento? Ela não está mais aqui, conseguiu um emprego digno para prover sua família com dignidade…
– Procurais por aqueles jovens, que sem rumo e sentido da vida drogavam-se, bebiam em demasia e eram marginalizados por todos? Não estão mais aqui, recuperaram-se, são amados e respeitados pelas suas famílias e pela sociedade…
– Procurais pelas vítimas da violência, da discriminação, da intolerância? Não estão mais aqui, pois agora são respeitados em suas diferenças e em suas próprias identidades…
– Procurais aquelas famílias que se desintegraram, que se traíram e que não conseguiram levar adiante um projeto de vida familiar por tantas, inúmeras e diversas razões??? Não estão mais aqui… Agora elas entenderam que viver a dois é muito difícil, abriram mão de suas certezas e voltaram a viver juntos a humildade, reciprocidade do amor e ao imperativo da renúncia mútua por um bem maior…
– Procurais por aquelas pessoas que foram designadas para representar o povo e lutar pelo bem comum e que se perderam no caminho, legislando em causa própria e servindo aos próprio interesses por vezes, escusos e genocidas? Não estão mais aqui, estão vivendo o verdadeiro sentido da política e servem com respeito, equidade, justiça e honestidade ao povo e à nação…
– Procurais pelos pobres que não são levados em consideração, que não conseguem viver e criar seus filhos dignamente tendo direito à educação, saúde, lazer e moradia? Não existem mais! A pobreza foi eliminada, o pão existe em todas as mesas e a alegria e a paz voltaram para a vida dessas pessoas…
– Procurais por tantas mães e familiares que choram seus mortos, vítimas da violência, do tráfico humano, da homofobia, do descaso e irresponsabilidade das autoridades competentes? Não estão mais aqui…
– Procurais por famílias com medo de levar seus filhos/as para a escola que tornou-se espaço de violência, morte e barbárie? Não mais existem… as escolas voltaram a ser lugar de amor, conhecimento e aconchego…
– Procurais… ?
– Procurais… ?
– Procurais…?
Sabem por que tudo isso aconteceu? O mundo entendeu a mensagem da Páscoa, o verdadeiro sentido da Morte de Jesus, a imperiosa necessidade da “passagem” de uma vida de pecado, para uma vida agraciada. O mundo está mudando por que as pessoas ouviram e abraçaram o projeto de Jesus e os seus corações abriram-se à sua mensagem.
Isto é celebrar a Páscoa! Páscoa é renascimento, é mudança de vida, é ressignificação, retomada, revisão, é mudança! Que saibamos perceber os sinais de Ressurreição que surgem a cada dia para nos lembrar que Páscoa é sinal de luta sobre os mistérios da Morte! Que o Cristo ressuscitado nos ajude a fazer tudo isto acontecer, que não seja só sonho, que tudo isto realmente aconteça, e logo! Bjs no coração
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.