Shadow

Relfexão da Palavra | 13º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Quininha Fernandes Pinto

]Leituras: 1Rs 19,16b.19-21 – Sl 15 – Gl5,1.13-18 – Lc 9,51-62


Cristãos e cristãs são aqueles que escolheram Jesus e o seguem. Em todas as religiões, os grandes mestres espirituais tiveram discípulos assíduos a seus ensinamentos e preocupados em conservar suas palavras. A primeira leitura deste domingo nos lembra este fenômeno. Durante seu ministério, Jesus se apresenta como rabi, mestre, e reúne discípulos em torno d si. Para poder colaborar na missão divina de Jesus, aquele que é chamado deve estar pronto a partilhar a vida e o destino do Mestre, reconhecendo-o e aceitando-o como uma forma pessoal de vida. É mais que aderir a uma doutrina, mas de segui-lo, ligar-se a sua pessoa para sempre.
A vida em comum com o Mestre transforma o discípulo em auxiliar de Jesus, prepara-o para sua tarefa e o põe em condições de difundir o apelo de Deus… Os Evangelhos narram encontros históricos de Jesus com os que Ele convida a segui-lo. Lucas, no evangelho de hoje, deixa anônimos os interpelados e não transcreve sua resposta; a intenção é que cada um/uma de nós, se sinta interpelado, chamado, dê resposta, tome sua decisão.
Hoje, somos convidados a este seguimento. Nos tempos atuais – e tão sombrios! – a interpelação de Jesus se atualiza, se contextualiza e Ele nos envia a fazer o que Ele fez, a defender os que defendeu, a ser voz de tantos que a perderam ou lhes foi roubada. Hoje matam aqueles/as que se colocam a serviço dos povos indígenas, dos pobres, das minorias esquecidas da nossa sociedade… estupram e engravidam nossas crianças; absolvem e protegem os corruptos, os que se enriquecem às custas da miséria humana; engrandecem os que escravizam e matam os pequenos; e criam mitos de pés de barro que usam a religião e a Palavra de Deus para explorar o povo… Jesus continua nos chamando, pelo nome, para segui-lo e falar do seu Reino. Continua nos convocando a fazer desta terra, um terra de paz, de justiça e de equidade. Que resposta daremos???

Pensemos nisso. Amém. Bjs no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.