Shadow

REZEMOS PELO BISPO POBRE E DO POVO – QUERIDO PEDRO CASALDÁLIGA

Por Frei Cristian Martins Almeida

Dom Pedro, ou simplesmente Pedro (como sempre gostou de ser chamado), conta hoje com 92 anos e se encontra internado no hospital de São Félix do Araguaia – MT, por consequência de problemas respiratórios agravados pelo Parkinson e pela idade.

Segundo uma matéria publicada em dezembro de 2019, no Jornal Gazeta Digital de Cuiabá – MT, Pedro sempre fez seus tratamentos de saúde via SUS, pois optou de viver uma vida modesta, como vivem o povo pobre e as classes trabalhadoras de nosso Brasil. Pedro, para quem conhece sua trajetória e estilo de vida, pode com todos os direitos ser chamado de “bispo pobre e do povo”.

Nasceu na Espanha, lá se tornou membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria – C.M.F. (Claretianos) e veio para o Brasil como missionário. Aqui no país foi pioneiro na Prelazia de São Félix do Araguaia no Mato Grosso e aí foi ordenado bispo prelado em 1971. Nestes anos todos, em sua missão como bispo, dentre tantas outras lutas, sempre atuou em defesa dos direitos humanos, procurando se posicionar e agir em favor das pessoas mais descartadas, marginalizadas e necessitadas, de modo especial os povos indígenas e o povo sem terra. Igualmente sempre procurou promover e construir uma igreja mais pobre para os pobres e vincular a fé com a vida.

Foi muitas vezes considerado dentro da própria igreja, por alguns grupos, como “subversivo”, por ser também um dos defensores da Teologia da Libertação. Pedro foi ainda alvo de ataques no período da Ditadura Militar no Brasil, por parte dos militares. Porém sua história é marcada por muitas conquistas, alegrias, esperança e lutas em prol de um mundo mais justo, mais sustentável, mais fraterno. Nestes anos em que Pedro atua como missionário à serviço do Reino de Deus, são milhares as pessoas que tiveram sua vida tocada e transformada pela ação profética deste ser humano incrível e genuíno seguidor de Jesus Cristo.

Não restam dúvidas de que Pedro, nos seus 92 anos, pode ser considerado um modelo para todas as pessoas que lutam pelo bem e por um mundo melhor. Ele é modelo de bondade, de coerência, de alegria, de esperança, de comprometimento. Principalmente, modelo de humildade.

Porém, aquele que tanto ajudou e cuidou das pessoas, hoje precisa ser ajudado e cuidado. Rezemos por este querido irmão, Pedro. Primeiramente agradecendo a Deus por nos conceder a preciosa presença dele em nosso mundo e por Pedro nos mostrar, por sua vida, o quanto Deus é bom. Segundamente rezemos para que Pedro possa continuar suportando as tribulações que a doença lhe impõe, com serenidade e esperança. E que, se possível e se for o melhor, ele possa ficar um pouco mais conosco.

Mas rezamos também para que seja feito conforme sempre foi e Pedro deixou ser, conforme a vontade de Deus. Se for chegada a hora de Pedro retornar para junto de Deus, o qual ele tanto amou e serviu nas pessoas, que o possa fazer de forma tranquila. Seu legado missionário já está solidificado e inspirou, inspira e inspirará tantos homens e mulheres a trilhar os mesmos passos. Inspira inclusive a mim, sou grato a este homem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.