CATORZINHO. Riqueza no chão das comunidades

Celebrações litúrgicas do Catorzinho vão além da Celebração Eucarística. Expressam variados carismas, dons e riquezas dos pequenos grupos eclesiais

O toque de cada homem e mulher se faz grande na dimensão celebrativa do Catorzinho. Nele, cultura popular, costumes e o cotidiano expressam a alegria de viver em comunidade, partilhando daquilo que se tem de mais precioso: as próprias experiências. Assim, os momentos litúrgicos celebrativos no Catorzinho e no 14º Intereclesial não ficam só nas orações e celebrações especificadas na programação, mas estão diluídas e em diálogo com todas as atividades do encontro e com as experiências que as pessoas trazem.

“A dimensão litúrgica dialoga com a dimensão cultural, com a identidade das pessoas, com a poesia, com as músicas populares. Tudo isso para motivar a assembléia a participar, a externar a alegria, o louvor, os pedidos de perdão, através não só de palavras, mas também de gestos, símbolos…”, explica Isabel Diniz, membro do secretariado do 14º Intereclesial, coordenadora da equipe de liturgia. “Então a cerimônia de abertura não é só para abrir o evento, por exemplo. Tem uma dimensão voltada para mística da acolhida, da chegança, do encontrar-se. Já a oração da manhã é o momento de se sintonizar com a pauta do dia, já entrar no clima do que será discutido”,

Durante o rito celebrativo, as pessoas, mesmo vindo de diversos lugares e realidades, se reúnem com o mesmo foco: escutar a palavra, render graças, partilhar.

Celebração Eucarística

A Eucaristia é um dos momentos litúrgicos do Catorzinho. A Celebração Eucarística vai ser a celebração de encerramento e vai reunir as comunidades eclesiais da Arquidiocese de Londrina. “O ápice é a reunião em volta da Palavra de Deus e da Mesa Eucarística, para nos fortalecer em torno da Eucaristia.” Nesta celebração também vamos receber o ícone do 14º Intereclesial, que de julho de 2017 a janeiro de 2018 vai visitar todas as paróquias da arquidiocese.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.