Shadow

Voto tem consequências, que podem pesar no bolso, na qualidade de vida e nos direitos adquiridos ou a serem conquistados!

A semana que passou, de férias em Brasília, deu margem ao presidente-moleque de fazer uma live que provavelmente a partir desta segunda-feira, 02/08, provocará reações pesadas. Duas horas, este era o tempo que Bolsonaro precisou para dizer nada[1]. Prometia uma bomba: provar que o sistema eleitoral com urnas eletrônicas seria passível de fraude. Só mimimi. Desenterrou fake News já desmentidas e arquivadas. O chão debaixo dos pés do Jair está fervendo. Já fez 27 trocas nos Ministérios em 2 anos e meio[2],  para tentar ficar sentado no trono, mas muitos ratos estão abandonando o navio que continua se afundando.

Tentativas de prejudicar a classe trabalhadora não param. Através da Reforma Tributária, direitos dos trabalhadores são constantemente postos à prova. O deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA) propõe inserir na Reforma Tributária o fim dos incentivos fiscais para empresas que pagam vale-alimentação (Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT)[3]. Essa medida teria consequências diretas na piora da alimentação de muitos trabalhadores. A pressão de sindicatos e da oposição parlamentar fez ele retirar a proposta, não sem antes combinar o recuo com o poderoso ministro Paulo Guedes. Nos próximos dias também será dado prosseguimento à tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 32/2020, que atingirá diretamente os funcionários públicos e a organização da administração pública. Argumentando que a Emenda combaterá privilégios, as categorias que mais gozam de privilégios salariais não serão afetadas, no caso os magistrados, procuradores, parlamentares e militares[4], grupos que concentram os maiores salários.

Mais uma vez, se mostra como os trabalhadores/as e o povo em geral têm que prestar muita atenção na hora de votar em deputados e senadores. Voto tem consequências, que podem pesar no bolso, na qualidade de vida e nos direitos adquiridos ou a serem conquistados!

Em 16 de julho deste ano, Noam Chomsky, o mundialmente conhecido e prestigiado linguista, filósofo, sociólogo e comentarista político dos EEUU[5], deu uma entrevista sobre alegadas fraudes eleitorais e o golpe parlamentar-judicial no Brasil. Para ele, o golpe ocorreu, se não foi com suporte direto do governo estadunidense, com seu encorajamento e aprovação. O filósofo esclareceu que a tramoia encabeçada pela chamada “república de Curitiba”, ficou totalmente descortinada e descreditada com as revelações de Glenn Greenwald e o site The Intercept.

Chomsky alerta que o conceito de corrupção tem recebido uma conotação fortemente ideologizada. Grande parte da pior corrupção é considerada legal, porque a legalidade dela é definida pelos próprios corruptores, pelos detentores do poder econômico privado e do poder político das elites[6]. Diga-se de passagem que as chamadas elites brasileiras são consideradas as mais podres, corruptas e as mais intolerantes do mundo inteiro. Um Relatório Internacional sobre Qualidade das Elites deste ano, 2021, fazendo referência à época pandêmica pela qual o mundo está passando, coloca as elites brasileiras no 86º lugar entre 151 países, numa posição de qualidade média[7]. O Brasil é descrito como “um país rico com uma economia política injusta, agravada pela covid-19”[8].

Constantemente, as elites veem no Brasil tentativas de implantar um regime comunista. Chomsky ressalta que as políticas de Lula não têm afetado seriamente o poder delas, porém, mesmo assim, são por elas toleradas com muita resistência. Taxam de “comunismo” qualquer tentativa de melhorar as condições de vida das camadas populares mais empobrecidas. E nisto, o governo do PT teve êxitos mundialmente reconhecidos. Nos relatórios do Banco Mundial, a época de governo Lula é descrita como uma “década de ouro”.

O que, na verdade, a conspiração parlamentar-judicial proporcionou foi: * a destruição do setor das empresas e indústrias nacionais de engenharia e de construção civil, que competiam com as empresas estadunidenses; * a aceleração da competição dos EEUU no setor dos serviços, no setor educacional e de planos de saúde; * a privatização das riquezas minerais, entre elas a do petróleo do pré-sal e * a abertura da apropriação selvagem das riquezas naturais brasileiras pelo capital estrangeiro. Nada por acaso. Não pode ser mera coincidência, comenta Roberto Amaral, “que o ex-juiz e ex-ministro (Moro) hoje trabalhe na empresa de consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, escritório que atua como administradora judicial da Odebrecht, empreiteira investigada (e arruinada) pela Lava Jato”[9].

E Amaral continua: o presidente da Câmara Federal, já prevendo a vitória de Lula em 2022, procura agora minar o seu poder, acenando com um novo golpe parlamentarista. Arthur Lira (Partido Progressista/AL) agora defende um “presidencialismo mitigado”, ou “semi-presidencialismo”. A direita se adestra desde já para impedir Lula de governar, se eleito for.

A entidade “Global Footprint Network” (Rede Pegada Ambiental Global) calcula anualmente a pegada ambiental da humanidade. É uma data em que os recursos naturais para aquele ano estariam esgotados. Ou seja: depois deste dia, a humanidade vive acima das possibilidades de recuperação do Planeta Terra. O índice calcula a relação entre a biocapacidade, a possibilidade de a Terra se recuperar das explorações humanas sofridas e o uso das fontes de energia pela humanidade. Desde 1970, o dia de esgotamento (“overshoot-day”) tem ocorrido a cada ano mais cedo. Naquele ano de 1970, a alerta foi emitido no dia 29 de dezembro. Desde então, ocorreu anualmente mais cedo, até chegar em 2021 numa data mais cedo do que nunca: em 29 de julho. Entre os fatores que mais contribuíram para o resultado negativo de 2021, estão o aumento de 6,6% na emissão de carbono em comparação com o ano passado e a redução de 0,5% na biocapacidade florestal global, para o qual o Brasil contribui muito[10].

Uma pesquisa de opinião com título “Broken-System sentimento 2021”[11], realizada em 25 países, apresenta um sentimento negativo sobre o país expresso pela maioria dos brasileiros. De modo geral, a pesquisa traz um panorama de desconexão e decepção das pessoas com suas instituições: na média, 71% dos entrevistados globais concordam com a frase de que “a economia está manipulada para favorecer os ricos e poderosos”. E no Brasil, 74% dos entrevistados disseram concordar com a frase “o Brasil precisa de um líder forte para retomar o país dos ricos e poderosos”, dez pontos percentuais acima da média global[12].

Infelizmente, a maioria dos brasileiros que apostam na ascensão de um líder forte ao poder, expressa nas intenções de votar em Lula, acha que milagrosamente este líder irá resolver todos os problemas sociais e econômicos postos. Nada é menos realista. Embora 81% dos brasileiros acham que as elites brasileiras não se importam com os trabalhadores e as camadas populares, suas atitudes diárias não condizem com essa opinião. Continuam votando em representantes das mesmas elites que se apresentam como candidatos na política ou detêm o poder empresarial. As baixas taxas de sindicalização[13] e a queda de 3,8 milhões de filiados sindicais mostram a pouca confiança dos trabalhadores nas suas organizações classistas. Na contramão, a organização em cooperativas está em ritmo crescente desde 2013. Em 2020, havia “5.314 cooperativas e 15,5 milhões de pessoas cooperando para um mundo melhor”[14] no Brasil.

Para os verdadeiros democratas, que buscam fortalecer a participação ativa e deliberativa da população nas decisões políticas e econômico-sociais do País, ainda há muito trabalho e militância pela frente.

Pe. Jean Marie Van Damme (Pe. João Maria – assessor das CEBs NE V).


[1] https://noticias.r7.com/brasil/em-live-bolsonaro-nao-apresenta-provas-de-fraudes-eleitorais-29072021 (Acesso em 2021/07/30)

[2] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/07/com-reforma-bolsonaro-consolida-27-trocas-na-esplanada-dos-ministerios-em-dois-anos-e-meio.shtml

[3] https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/07/4940331-pressionado-sabino-recua-e-mantem-incentivos-ao-vale-alimentacao-na-reforma.html (Acesso em 2021/07/30)

[4] https://www.cartacapital.com.br/opiniao/pec-32-2020-uma-contrarreforma-administrativa2/ (Acesso em 2021/07/30)

[5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsky (Acesso em 2021/07/30)

[6] https://truthout.org/articles/chomsky-bolsonaro-is-spreading-trump-like-fear-of-election-fraud-in-brazil/ (Publicado em 16 de julho – Acesso em 2021/07/30)

[7] https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3845376 (Acesso em 2021/07/30)

[8] https://www.jb.com.br/pais/2021/05/1030377-brasil-figura-em-86-lugar-de-151-paises-em-ranking-de-qualidade-das-elites-autores-explicam.html (Acesso em 2021/07/30)

[9] Mensagem de Whatsapp em 26/07/2021 no Grupo “Política e Religião”

[10] https://canalsolar.com.br/terra-esgota-os-recursos-naturais-e-atinge-o-overshoot-day/ (Acesso em 2021/07/30)

[11] https://jornaldiadia.com.br/brasileiros-sao-os-que-mais-sentem-que-pais-esta-em-declinio-entre-25-nacoes-pesquisadas-pela-ipsos/ (Acesso em 2021/07/30)

[12] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57993147 (Acesso em 2021/07/30)

[13] https://outraspalavras.net/outrasmidias/ibge-retrata-esvaziamento-dos-sindicatos-no-brasil/ (Acesso em 2021/07/30)

[14] https://cooperativismodecredito.coop.br/2021/01/cooperativismo-alcanca-mais-de-155-milhoes-de-cooperados-no-brasil/ (Acesso em 2021/07/30)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.