14º Intereclesial – Momentos de Diálogo, Reflexão e Compromisso!

 

A metodologia do 14º intereclesial prevê interação com as famílias, com a comunidade londrinense e compromisso de ação com a sociedade brasileira.

                     A programação do 14º Intereclesial é conjugada com a metodologia do encontro. O Encontro acontecerá do dia 23 a 27 de janeiro e, neste período de cinco dias, teremos momentos em que as 3300 pessoas vão dialogar com a família acolhedora, com a comunidade, com a diocese e com todos os que puderem ser mobilizados.

No dia 23, terça feira, os delegados e convidados chegarão durante o dia. A abertura do encontro vai acontecer ás 19h30, no monumento da Bíblia. Será uma grande celebração de acolhida.

Nossa perspectiva é que aproximadamente nove mil pessoas participarão, a Arquidiocese de Londrina vivencia as Santas Missões Populares e os missionários e famílias estão sendo mobilizados. As famílias acolhedoras, os Grupos Bíblicos de Reflexão e todas as comunidades estão sendo convidados a vivenciarem esse momento, demonstrando o espírito acolhedor e hospitaleiro do povo londrinense.

 VER  e JULGAR os temas que afligem o mundo urbano

Na quarta feira, dia 24,  iniciaremos os trabalhos no Ginásio de Esportes Moringão. Na parte da manhã será o momento do VER a realidade.   Teremos uma análise de conjuntura socioeconômica e política, na qual serão  apresentados aspectos das     crises: ambiental, econômica, política e de utopia com o professor Pedro Oliveira. A seguir a professora Raquel Rolnik   promoverá uma reflexão sobre como  a sociedade está organizada e vivendo a cultura urbana, visto que mais de  80% da população, no caso do Brasil,  vive nas área urbanas. Raquel trará elementos que possibilitará ampliar o olhar para as questões urbanas e como a sociedade se organiza a partir desta cultura.

Após esse momento os  delegados se deslocarão para as 10 praças onde será servido  almoço e em seguida participarão das  13 miniplenárias, com 13 temas específicos, que dialogam com o Ver e o  tema central.  Nas mini plenárias haverá uma “fala” de assessores/as de uns 40 minutos. A metodologia prevê que os delegados  formarão  pequenos grupos, estreitando a reflexão para a realidade de cada comunidade e apresentarão  os resultados das reflexões nas mini plenárias.

 A noite de quarta feira, dia 24  acontecerá a  integração     com a família acollhedora, será um momento   de socializar suas histórias, suas vivencias e suas esperanças.

O Dia da Palavra com os representantes das CEBs de todo o Brasil

  Quinta feira, dia 25,  pela manhã, novamente no Moringão, haverá a apresentação de uma síntese do  dia anterior e na sequência haverá o    JULGAR. O que a Palavra de Deus ilumina, o que os documentos da Igreja iluminam  em relação aos desafios do mundo urbano. Um JULGAR desta realidade   com os valores bíblicos evangélicos e pastorais, com os Assessores das CEBs do Brasil  Ir Tea e Pe Manoel Godoy. Após o almoço nas praças, a atividade continuará nas 13 mini plenárias. O  JULGAR abordando os temas específicos, dialogando com o Julgar  do tema central, seguindo a metodologia do dia anterior
No período noturno todos retornam para as comunidades acolhedoras.  Na Arquidiocese de Londrina na primeira quinta-feira de cada mês acontece o Dia da Palavra. Nesse dia as comunidades se reúnem para comungarem a Palavra de Deus.  É um momento original e  para toda a Arquidiocese, que fortalece os Grupos Bíblicos de Reflexão e a vivencia comunitária da Palavra. Nesta noite, cada comunidade vai preparar , uma partilha e um momento cultural  fortalecendo  o clima de acolhida e interação.

A celebração dos Mártires e defensores da vida

                 Na sexta feira, dia 26 de janeiro,  a programação da manhã será no Moringão, de início com a síntese do dia anterior o JULGAR, e depois o AGIR. Haverá uma “fala” de como as comunidades estão fazendo estes enfrentamentos de superação destes desafios. Quais práticas, quais exercícios, quais iniciativas já temos em andamento no tecido eclesial e social, no Brasil para superar e dialogar com estes desafios no mundo urbano. Depois do almoço nas praças, todos voltam para o Moringão. Teremos uma tarde cultural: literária, musical, artes plásticas. Como as comunidades produzem e vivenciam a cultura no mundo urbano. Será   um tempo de reflexão e apresentação cultural dos artista da caminhada.

Ao final da tarde a assessoria das CEBs do Brasil fará uma animação e esclarecimentos para os trabalhos do  sábado, dia 27 de janeiro . Neste encontro serão levantadas propostas para o AGIR.  O delegados receberão  orientações sobre a reflexão a ser aprofundada e aprovarão a Mensagem final do 14º Intereclesial. Além deste ponto, os regionais dialogarão e refletirão, as  mobilizações  e articulações que garantirão a continuidade das Comunidades Eclesiais de Base e formas de manter ainda mais viva a espiritualidade desse jeito de ser igreja no Brasil

Após esta reflexão, terá inicio a Caminhada dos Mártires e Defensores da Vida. Todos sairão em caminhada até o aterro do Igapó. Esta será uma celebração aberta e poderão participar desse momento, todas as comunidades da arquidiocese, visitantes e todos que desejarem. A previsão é da participação de aproximadamente seis mil pessoas.

                      O sábado iniciará com o encontro dos regionais nas comunidades que os acolhem para discutir as duas questões levantadas na sexta a tarde. O  almoço será servido  nessas paroquias e todos irão para o Moringão onde serão encaminhadas as conclusões deste grande debate  do 14º Intereclesial, aprovando as moções, a mensagem final e elegendo o  local do 15º Intereclesial. As 18h30 acontecerá a grande celebração Eucarística aberta para toda comunidade, sendo esse o Momento de Ação de graças pelo 14º, entrega do Simbolo  e  envio para o 15º Intereclesial.

Por Flora Neves- Equipe de Comunicação

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.