CARTA AS CEBs e As PESSOAS DE BOA VONTADE REGIONAL SUL III

CARTA ÀS COMUNIDADES ECLESIAIS E ÀS PESSOAS DE BOA VONTADE no RS

“Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”
(Papa Francisco, Evangelii Gaudium, nº 20)

De 17 a 19 de fevereiro de 2017 nos reunimos em Caxias do Sul para o Encontro anual de Mística e Aprofundamento, promovido pela Ampliada Estadual das CEBs e a articulação das Pastorais Sociais do Rio Grande do Sul, da linha 8 da CNBB, com o apoio do Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul 3, Movimento Fé e Política, Rede Um Grito pela Vida e Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB-RS.
O tema, “Uma Igreja em saída, profética e misericordiosa a serviço da vida”, foi iluminado pelo texto de Ezequiel 37,1-14, que proclama a força criadora do Espírito de Deus que faz reviver os ossos secos e nos convida a profetizar, sem nunca perder a Esperança.
O primeiro passo foi “caminhar no meio dos ossos secos, em todas as direções” e assim, mergulhamos na atual realidade social, política, econômica e ambiental do país.
Vimos os muitos sinais de morte provocados por uma profunda crise, representada pelas propostas autoritárias e fascistas que ameaçam os direitos humanos, trabalhistas e os bens da natureza em todo mundo. O golpe e os atos institucionais do governo ilegítimo no Brasil, como a reforma da previdência e a reforma trabalhista, a PEC 55, a entrega do Pré-Sal e a criminalização dos movimentos populares são os exemplos mais gritantes deste processo.
Precisamos desmascarar, como nos faz notar Papa Francisco, a supremacia do mercado financeiro capitalista que, no mundo inteiro, continua se apropriando e concentrando nas mãos de uma sempre mais exígua minoria os bens da terra e as riquezas, frutos do trabalho humano, eliminando os direitos que a classe trabalhadora conquistou com duras lutas.
Com a luz da palavra de Deus e das palavras de Papa Francisco, aprofundamos nossa “espiritualidade”, fruto do Espírito de Deus que, como Jesus, nos envia anunciar a boa notícia aos pobres e a libertação de toda opressão, lutando com fé, firmeza e perseverança contra todas as formas de morte, para que venham a nós o Reino de Deus e a sua justiça.
Assumimos o compromisso de viver um processo permanente de conversão, vencendo as tentações do poder, da ganância e do egoísmo que, sempre, ameaçam nossas vidas e a vida dos nossos movimentos, das comunidades e das nossas igrejas.
Sentimo-nos convocados a renovar o compromisso de Jesus, dos e das mártires da caminhada, seguindo o exemplo de Antônio Cechin, irmão dos pobres e nosso irmão, de sermos solidárias/os e parceiras/os dos pobres, verdadeiros sujeitos da mudança, pois deles é o Reino de Deus. Seremos, assim, filhas/os amadas/os de Nossa Senhora Aparecida que, sem pedras preciosas e coroa, esteve muito presente no nosso encontro.
Neste tempo decisivo para os direitos e a democracia, reafirmamos a importância de avançarmos na articulação das Pastorais Sociais e demais Organismos no Regional Sul 3, para aprofundarmos o processo de conversão pastoral em vista de uma Igreja em saída, Rede de Comunidades proféticas e misericordiosas a serviço da vida.
Queremos impulsionar o efetivo protagonismo das Leigas e dos Leigos, contra toda forma de clericalismo, verdadeira praga da nossa igreja.
Entendemos que é nossa tarefa fortalecer a organização e a mobilização popular, pedra angular de todo e qualquer processo de mudanças, sobretudo quando se trata das necessárias reformas estruturais (política, agrária, urbana, da saúde e educação, tributária…) que o país necessita, assumindo o compromisso que as CEBs, em seu 14º Encontro estadual, propuseram: participar efetivamente das mobilizações em Defesa da Democracia e dos Direitos, em especial impulsionando a construção dos comitês populares.
Este é verdadeiramente um tempo de graças e, em comunhão eclesial, disponibilizamo-nos a deixar que o Espírito de Deus, que fecundou a vida e a práxis de Jesus de Nazaré, fecunde os nossos esforços, gerando alternativas de vida e liberdade.

Amém! Axé! Awere! Aleluia.

Subscrevem os participantes das organizações que seguem:

– Ampliada estadual das Comunidades Eclesiais de Base
– Pastorais Sociais: Carcerária, Saúde, CPT, AIDS, Ecologia, Dignidade da Mulher, Pessoa Idosa, Criança, Sobriedade e Dependência Química, Afro
– Pastoral da Juventude
– CÁRITAS/RS
– CEBI (Centro de Estudos Bíblicos)
– MTD (Movimentos dos/as Trabalhadores/as por Direitos
– Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul 3
– Movimento Fé e Política (Incluídas aqui as Escolas de Formação Política)
– Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação – CRB/RS
– Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (MOBREC)
– Rede Um Grito pela Vida

Todos os direitos reservados a Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.