Somos povo da Esperança! Não importa quão grande seja o desafio!

Os delegados do 14 Intereclesial das CEBs da Arquidiocese de Londrina se reuniram na Comunidade São João Batista em Bela Vista do Paraíso onde foram acolhidos fraternalmente pela Articuladora das CEBs Conceição Casarin e pelo Pároco Pe Jorge de Mello.

O encontro teve início com a Celebração Eucarística dos Grupos Bíblicos de Reflexão. Pe Jorge de Melo grande motivador das CEBs, lembrou   o compromisso profético das comunidades, afirmando que os delegados são pessoas escolhidas não só para participarem do Intereclesial, mas  acima de tudo ajudar na construção da Igreja e sociedade que acreditam. ” O Evangelho nos inquieta a refletir de que lado estamos não levando em conta a aparência. Sejamos como as comunidades de Paulo. Que possamos ser lembrados com saudades, que a fé ativa das CEBs seja motivo de Esperança”.

A assessora das CEBs da Arquidiocese de Londrina, Lenir de Assis apresentou o histórico dos Intereclesiais, e trabalhou a reflexão sobre o tema CEBs os Desafios no Mundo Urbano, bem como os temas das mini plenárias e o impacto desses desafios na vida das comunidades.

Frei Ildo Perondi promoveu uma belíssima reflexão sobre o lema, “Eu Vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los”. Ex 7:3.

Dom Geremias também participou do encontro,  trazendo palavras de animo para  as Comunidades Eclesiais de Base. ” A cultura urbana não é só um problema mas  muitas belezas. Traz desafios que precisamos dar resposta. O ouro precisa ser refinado. Não é só encontra-lo, mas gastar tempo e dedicar cuidados, limpar as impurezas para que possamos ver seu brilho. Na cultura urbana é a mesma coisa. As coisas não vem separadas, clarinhas,”isso é cristão, isso não é cristão” tudo está interligado e depende do olhar que interpreta. Precisamos enquanto Igreja estarmos atentos as periferias geográficas e existenciais. Temos um sonho de que o Evangelho esteja em todos os corações.

Nossa Arquidiocese precisa aproveitar esse momento, vocês delegados, façam uma síntese e colaborem com o plano pastoral da arquidiocese, que sua percepção nos ajude a olhar o futuro da nossa realidade pastoral. O melhor trabalho pastoral é quando conseguimos congregar propostas e ideais, caminhar juntos. Um trabalho não só das CEBs, mas da Igreja de Londrina. Aprender com o diálogo freiriano, saber o que quer, falar dessa proposta de tal forma que outros a entendam e a considerem valida, com a linguagem e com a vida fazer a proposta ser colocada em prática”.

No período da tarde Pe Dirceu, coordenador das Equipes de Trabalho apresentou a dinâmica do encontro, bem como as responsabilidades dos delegados locais, que  além de participarem, serão referência para os que vem de outros lugares e o compromisso  em dar continuidade na Arquidiocese de Londrina, fazendo frutificar as reflexões  desse tempo de preparação e participação no Intereclesial.

No encontro estiveram presentes representantes de 11 decanatos, pastoral da Juventude e contou com a bonita presença de uma equipe de animação, que integra a Equipe do Intereclesial.

O Próximo encontro ficou agendado para 02 de dezembro as 14 horas na comunidade Rainha dos Apóstolos.

Por Leoni Alves Garcia – Comunicação do Intereclesial