Peregrinação dos Icones Diocese de Apucarana

 Diocese de Apucarana Rumo  ao 14º  Intereclesial  das CEBs.

Em todos os decanatos  as comunidades podem contemplar a Cruz, talhada em madeira de cedro, símbolo da resistência de nossas comunidades,  uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, onde muitas pessoas podem rezar e invocar as bênçãos e proteção.

   A Arquidiocese de Londrina, alegremente, está construindo o 14º Intereclesial das CEBs do Brasil. Essa construção conta com a ajuda de muitas comunidades do Paraná e do Brasil.

As Comunidades Eclesiais de Base do Brasil estão em sintonia com essa preparação, vivenciando e celebrando as CEBs e os desafios no mundo urbano em cada realidade. As comunidades do Paraná também estão em sintonia com essa preparação, já receberam e rezaram com os ícones das Cebs .

Na diocese de Apucarana, a peregrinação desses símbolos das Cebs em preparação do 14º. Intereclesial de Base está passando por varias paróquias em todos os decanatos onde as comunidades podem contemplar uma Cruz talhada em madeira de cedro, símbolo da resistência de nossas comunidades, feita pelo artesão Leônidas que gravou vários símbolos e realidades do estado do Paraná, bem como a catedral de Londrina; uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, onde muitas pessoas podem rezar e invocar as bênçãos e proteção; Uma Bíblia, que é fonte e Luz de nossa fé, que anima nossas comunidades nas liturgias e nos grupos de vivências em família, e um banner do 14º Intereclesial das CEBs. Com o tema e lema do encontro que acontece de 23 a 27 de janeiro de 2018. “CEBs e os desafios no mundo urbano”, tema do 14º, com a iluminação bíblica “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”(Ex 3,7)
Os ícones foram entregues, pela arquidiocese de Maringá, na cidade de São João do Ivaí no dia 24 de junho na festa de seu padroeiro São João Batista numa bonita carreata pelas ruas da cidade.
Os ícones já peregrinaram nas paróquias do decanato sul e centro-sul, Lunardelli, Jardim Alegre, Cruzmaltina, Borrazopolis, Faxinal, Mauá da Serra, Grandes Rios.
No decanto norte chegaram nesse domingo dia 02 na cidade de Santa Fé, na missa da manhã e à tarde foram apresentados na concentração decanal das comunidades e a noite foi para a paróquia de São João Batista de Angulo. Cidades que ainda vão passar os ícones na diocese: Guaraci, Santo Inácio, Colorado, Nossa Senhora das Graças, Arapongas, Apucarana, e Marilândia do Sul. 

No dia 15 de julho, durante celebração do Catorzinho os Icones serão entregues para a Arquidiocese de Londrina, onde ficará até a realização do 14º Intereclesial das CEBs, em janeiro de 2018.

Pe. Geraldino Proença- Assessor CEBs Regional Sul II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.