08 anos sem Zé Martins! As CEBs do Brasil entoa sua esperança!

“Liberdade vem e canta e saúda este novo sol que vem… Mira o céu azul, abraço aberto pra te acolher.” (Música “Liberdade”, de Zé Martins).

Há 08 anos as CEBs do Brasil se entristecia com a perda desse grande animador das comunidades: Zé Martins juntava-se aos que morreram acreditando que um mundo novo é possível e  aqui na terra souberam testemunhar essa alegremente essa fé.

Frei Gilvander assim escreveu naquela data:

“Hoje, 16 de outubro de 2009, quero  recordar um pouco da grandeza espiritual e cultural que Zé Martins legou ao povo cristão. Suas músicas libertadoras cantarão para sempre em meu ser. Estar ao lado de Zé Martins em assessoria de Encontros de CEBs – Comunidades Eclesiais de Base – foi uma bênção que nunca esquecerei. Tive a graça de partilhar alguns momentos inesquecíveis de convivência com este amigo, companheiro, pastor e profeta, semeador de esperança, de fraternidade, de justiça e de amor. Tudo isso a partir da forma como nos fez ver a vida cristã em suas composições. No som e na letra das suas músicas. José Martins de Paula – o nosso cantor e compositor mineiro Zé Martins – morreu e ressuscitou, aos 49 anos, na noite do dia 16 de outubro de 2009, em Pouso Alegre, MG, onde foi sepultado. Mesmo tendo uma Tuberculose Cerebral em 2002, que foi vencida com muita garra, conseguiu realizar vários projetos e sonhos, como: ingressar na faculdade de Direito, coordenar a equipe de Canto do 11º Intereclesial das CEBs, em Ipatinga, MG, em julho de 2005; assessorar brilhantemente a Equipe de Canto do 12º Intereclesial das CEBs, em Porto Velho, RO, em julho de 2009; e Viver, simplesmente viver e conviver … Nos últimos três dias de vida, foi acometido por uma infecção generalizada que o levou precocemente para a eternidade.  Sempre muito ligado às CEBs integrava a equipe de articulação das CEBs mineiras. Tinha laços estreitos com as Pastorais da Juventude do Brasil.”

O cantor e compositor João Bento também falou do amigo e primo: “Zé Martins foi um autêntico cristão, militante, pois, ainda jovem, foi até preso na defesa dos ideais de libertação. Foi um evangelizador libertador. Um sonhador que colocou quase todos seus ideais em prática. Um filho amoroso, um esposo companheiro, um pai muito apaixonado. Era também um humorista, gostava de contar “causos” e piadas. Uma pessoa bem-humorada.”

Zé Martins gostava de definir as CEBs assim: “As CEBs são um nível eclesial fundamental onde os batizados vêem sua fé de modo comunitário, profético e missionário numa opção preferencial pelos pobres denunciando o sistema capitalista e animando a todos para a construção de uma sociedade orientada pela utopia do Reino de Deus”. Obrigado Zé Martins!

Temos novidades.

Mas como  afirmamos: Zé Martins está presente em cada um  que entoa ainda hoje, diante dos desafios no mundo urbano suas canções como hino de esperança.

Zé Martins compôs mais de 1.200 letras e, no desejo de fazê-las conhecidas, um grupo de amigos de Campinas  escolheu   letras inéditas,  musicaram, fizeram  os arranjos e realizaram a tão sonhada   gravação de um CD. Pretendem lançar  esse trabalho no 14º Intereclesial, trazendo  a esperança   de alegrar ainda mais esse encontro com belas canções inéditas compostas por Zé Martins para fortalece e alegrar a caminhada das CEBs, como sempre fez enquanto pode estar por aqui.

Homem de esperança e de entusiasmo contagiante, Zé Martins continuará vivo e presente entre nós, inundando de luz a nossa vida através de suas músicas que tanto significado deu a sua existência:

“Liberdade, libertade, és o grande sentido de uma vida pronta para morrer”. 
“Venha junto sonhar o desejo de que a vida não tenha mais fim”

Zé Martins!! Presente na Caminhada!!

 Fonte: tremdascebs.blog/2009/10

Comunicação do Interecesial

3 Comments

  • Ir. Fausta Maria Teixeira

    Bom dia caminheiros e caminheiras das Ceb’s! Paz e Bem!
    Sou Ir. Fausta, Clarissa Franciscana Missionária, mineira, estou missionária na Bahia, cidade de Pojuca.
    Amo e sou parte da Ceb’s. Tenho um profundo carinho por Zé Martins e gostaria muito de adquirir um ou mais desse CD que será lançado no 14. Intereclesia. Infeluzmente não estarei em Londrinas pessoalmente. Mas já estou na caminhada.
    Aguardo algum contato para ver realuzar esta minha proposta.
    Desejo a todos e todas um excelente Interevlesial!
    Abraços,
    Ir. Fausta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.