30° Romaria da Terra do PARANÁ

CUIDAR DA TERRA, RENASCER DAS AGUAS E SEMEAR A VIDA

No dia 21 de agosto aconteceu na cidade de Tomazina a 30° Romaria da Terra do Paraná que celebrou também os 90 anos da Diocese de Jacarezinho.  De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, mais de 2000 pessoas se fizeram presentes.  A chuva e o frio não diminuiu a animação dos romeiros que sob a Benção do Mártir Santo Inocêncio, denunciou, anunciou e festejou as grandezas de um Deus que nos ama com misericórdia.

O tema Cuidar da Terra é Nossa Responsabilidade, promoveu uma reflexão sobre a Encíclica “Laudato Si” e a necessidade de conversão e mudança de atitude na relação dos povos entre si e com a natureza, renovando a esperança  na a justiça,  na defesa a vida na  possibilidade de  construção de dias melhores.

A celebração lembrou a colonização do Norte do Paraná, a disposição dos imigrantes em trabalhar a terra produzindo fartura, mas também as dores e as chagas do desrespeito aos povos originários, da poluição das águas, da perda da biodiversidade, da ausência das matas ciliares, da grande produção e descarte incorreto do lixo, da desigualdade e degradação social.

 O Regional Sul II, sede dos 14° Intereclesial das CEBs, reafirma o compromisso de não se calar diante das injustiças, lutar pela preservação da vida, sarar estas chagas pela resistência, unidade e cuidado. A Romaria da Terra, momento marcante da caminhada das CEBs, impulsiona este jeito de ser e viver a Igreja, sendo um manancial de acolhida, alegria, reencantamento.

por Leoni Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.