13º Encontro Regional de CEBs do Leste 3 reúne representantes das dioceses capixabas e fortalece a preparação para o 16º Intereclesial
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Leste 3 da CNBB se preparam para um importante momento de encontro, celebração e reflexão. Entre os dias 28 e 30 de agosto, representantes das dioceses do Espírito Santo estarão reunidos para o 13º Encontro Regional de CEBs do Leste 3, que será realizado na Paróquia São José Operário, em Carapina, Serra (ES).
Com o tema “CEBs: Caminhando com os jovens na alegria do Evangelho a serviço do Reino”, o encontro propõe uma reflexão sobre a presença e a participação das novas gerações na caminhada das comunidades, reafirmando o compromisso das CEBs com uma Igreja sinodal, missionária e inserida na realidade do povo.
A programação reunida representará as diferentes dioceses capixabas para momentos de formação, celebrando, partilha de experiências e convivência, fortalecendo os laços entre as comunidades e renovando a missão de anunciar o Evangelho a partir da vida concreta do povo.
Para além da dimensão regional, o encontro ganha significado especial no contexto da caminhada nacional das CEBs, especialmente pela história do Espírito Santo na trajetória dos Intereclesiais. Foi em Vitória (ES), em 1975, que aconteceu o 1º Encontro Intereclesial das CEBs do Brasil, marco importante para a articulação nacional das comunidades.
Mais de cinco décadas depois, o Espírito Santo continua ocupando um lugar significativo nessa caminhada. Em 2027, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim acolherá o 16º Intereclesial das CEBs do Brasil, tornando os encontros e articulações realizados no estado também momentos importantes de preparação para esse grande acontecimento nacional.
Nesse sentido, o 13º Encontro Regional será uma oportunidade para que as dioceses capixabas fortaleçam sua caminhada comum, reflitam sobre os desafios atuais das comunidades e renovem o compromisso de caminhar com os jovens.
Juventudes: protagonistas na caminhada das CEBs
A escolha do tema evidencia uma preocupação presente em muitas comunidades espalhadas pelo Brasil: como acolher, escutar e envolver os jovens na vida da Igreja?
Para as CEBs, os jovens não são apenas destinatários da evangelização, mas sujeitos e protagonistas da missão, capazes de contribuir com sua criatividade, seus dons e sua leitura da realidade.
O encontro pretende favorecer esse diálogo entre gerações, valorizando a experiência daqueles que construíram a caminhada das comunidades e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para que as novas gerações assumam seu papel na construção do futuro.
Uma caminhada que ultrapassa fronteiras
A experiência das CEBs no Espírito Santo está profundamente ligada à história nacional das comunidades. Os primeiros Intereclesiais ajudaram a consolidar uma rede de comunidades que, ao longo das décadas, passou a compartilhar experiências, desafios e esperanças em diferentes regiões do país.
O 13º Encontro Regional do Leste 3 se insere nessa mesma dinâmica: celebrar a caminhada feita, olhar para os desafios do presente e preparar novos passos.
Ao reunir as dioceses do Espírito Santo, o encontro reforça a importância da articulação regional e da comunhão entre as comunidades, mantendo viva a espiritualidade de uma Igreja que caminha junto, escuta o povo e se coloca a serviço do Reino.
Rumo ao 16º Intereclesial
Com os olhos voltados para 2027, as CEBs do Espírito Santo também assumem o desafio de contribuir para a preparação do 16º Intereclesial das CEBs do Brasil, que acontece na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Uma caminhada até lá será construída por meio de encontros, formações, celebrações, articulações e, principalmente, pelo fortalecimento da vida das próprias comunidades.
O 13º Encontro Regional de CEBs do Leste 3 representa mais um desses passos. Um passo dado em comunhão pelas dioceses capixabas e que se soma à grande caminhada das CEBs de todo o Brasil.
SERVIÇO:
