/
/
/
Dom Geremias abençoa os Ícones do Intereclesial na Festa da Santa Cruz

Dom Geremias abençoa os Ícones do Intereclesial na Festa da Santa Cruz

 Que os desafios no mundo urbano não sejam motivos de desânimos, mas de unidade e luta por justiça e igualdade.

Após peregrinar por todo o Paraná os Ícones do 14º Intereclesial das CEBs chegaram na Arquidiocese de Londrina durante o 14zinho, motivo de grande alegria para toda  a Arquidiocese.

Desde então tem peregrinado por essas terras vermelhas, levando a toda as gentes as bênçãos da unidade e fraternidade, características basilares da  vida em comunidade.  Já foram recebidos por Porecatu, Sertanópolis, Ibiporã e agora está no decanato Norte, seguindo depois para o Decanto Leste.

A Paróquia Santa Cruz está vivenciando esse momento de graças. Os Ícones chegaram nos dias de festa da Exaltação à Santa Cruz, padroeira da comunidade e foram recebidos com muito afeto e devoção.  Pe Alexandre, pároco demonstrou agradecimento à comunidade pela presença e pelo gesto concreto em favor dos irmãos acamados, para os quais ofereceram fraldas geriátricas durante o ofertório, demonstrando o olhar atendo aos que sofrem.

Dom Geremias, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina presidiu a Celebração no dia dedicado à Exaltação da Santa Cruz e reafirmou seu desejo de estar em comunidade, vivenciando com o povo essa fé que os anima. “Todos crescemos sabendo o valor da Cruz! Com Cristo aprendemos a carregar também a nossa cruz diária, que nos aprofundam no conhecimento de Deus. Cruz não é  símbolo de sofrimento, mas de libertação.  A Cruz não é morada da Morte, nela podemos contemplar os Mistérios de Deus. O  símbolo principal não é a Cruz, mas O que foi nela pregado e Ressuscitou.”

Durante a Celebração  Dom Geremias acolheu os Ìcones do 14º Intereclesial e falou da importância dos símbolos gravados na Cruz de Madeira, representando as Dioceses do Paraná e a luta do povo paranaense e lembrou a  proteção de Nossa Senhora do Rocio ao povo do Paraná.  Reafirmou a alegria de vivenciar a construção e realização do encontro e receber nas comunidades tantos irmãos vindos de todos os lugares do Brasil e até da América Latina. Quanto as Desafios no Mundo Urbano, tema do Intereclesial, ficou claro a posição da Igreja de Londrina,  nas palavras de Dom Geremias  “Não podemos fechar nossos olhos as cruzes que afligem tantos irmãos, a cruz do desemprego, da violência, do preconceito e tantas outras que o povo carrega. Deus não nos abandona! Assim como exaltou seu Filho, também nos exaltará por seu amor!”   

Pe Alexandre agradeceu a presença de Dom Geremias na Paróquia Santa Cruz  dizendo: “O Senhor é para nós como um irmão mais velho, que aponta o caminho para Deus, e nos fortalece ouvirmos os apelos que precisamos responder enquanto Igreja!”

Após a celebração toda a comunidade se encontrou no salão paroquial para uma bonita partilha, momento esse em que Dom Geremias se fez presente e conversou com a comunidade,  colocando em prática as palavras do Papa Francisco: “A vida consagrada deve conduzir à proximidade com as pessoas, proximidade física, espiritual, conhecer as pessoas”, recordando que “seguir Cristo significa carregar sobre si o ferido que encontramos ao longo da estrada, ir à procura da ovelha perdida, estar próximo às pessoas, partilhar suas alegrias e suas dores, mostrar com o nosso amor o rosto paterno de Deus e o carinho maternal da Igreja”

Assim por onde passam os Ícones do 14º Intereclesial seguem promovendo o desejo de um a Igreja de irmãos, onde os desafios no mundo urbano não sejam motivo de desânimos, mas de unidade e luta por justiça e igualdade.  A Paróquia Santa Cruz deu testemunho de sua vivencia de comunidade, que anuncia, denuncia, partilha e  consola.

Fotos Julio Bernardelli (Pascom)

Compartilhar:

Outras notícias