GRUPOS BÍBLICOS DE REFLEXÃO RUMO AO 14º INTERECLESIAL

ENCONTRO COM ANIMADORES DOS GRUPOS BIBLICOS DE REFLEXÃO

RUMO AO 14º INTERECLESIAL DAS CEBs

Por Leoni Alves Garcia 

Neste terceiro domingo de outubro em que celebramos o Dia Mundial da Missões, os coordenadores e animadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina se reuniram na comunidade Rainha do Universo e reafirmaram sua disposição e alegria na perspectiva de preparar o coração de nossas famílias, grupos, comunidades e paróquias para o momento privilegiado de acolher em nossa Igreja de Londrina o 14º Encontro Intereclesial das Cebs.

O encontro se deu num clima de acolhida, formação, diálogo, mística e orientação para os animadores e animadoras entrarem em sintonia e se apropriarem dos desafios, demandas e atribuições que teremos em nossas comunidades na preparação e realização do 14º Encontro Intereclesial. Mas também de animação, alegria e esperança pelas Graças vivenciadas nas Santas Missões Populares, setorização das paróquias e formação das equipes de trabalho.

Djonh Denys promoveu uma reflexão sobre a vida em comunidade e a fundamentação bíblica, Lenir de Assis apresentou um histórico dos Intereclesiais, ressaltando a presença profética das CEBs nos diversos momentos vivenciados pela Igreja e sociedade no Brasil. Pe. Dirceu Fumagali, coordenador das equipes de trabalho do 14º Intereclesial apresentou os avanços da Igreja de Londrina nesse processo de acolhida dos participantes, a constituição das diversas equipes de trabalho, as atividades e dinâmicas do 14º Intereclesial que acontecerá em de 23 a 28 de janeiro de 2018.

Os mais de 400 participantes rezaram a oração do Intereclesial clamando por uma espiritualidade de comunhão, uma Igreja da acolhida na opção pelos pobres, pelo ecumenismo e pela ecologia, atenta aos clamores do povo e aos desafios do mundo urbano.

 Animados pela força missionária, retornaram para suas comunidades, cheios de coragem, como afirma Papa Francisco: “hoje é tempo de missão e é tempo de coragem”, diante dos desafios de ser Igreja no mundo urbano, as comunidades da Arquidiocese de Londrina se reencantam e reafirmam a confiança num Deus dos Pequenos, que vê, ouve os clamores de seu povo   e encoraja na busca de   alternativas na construção de comunidades que testemunhem a misericórdia, a alegria e a acolhida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.