A Comunidade Eclesial é, por assim dizer, o espaço para integrar a fé e a vida; é o lugar onde procuramos vivenciar e aprofundar a Palavra de Deus- Dom Geovane
No dia 06 de maio em São Sebastião reuniu-se a Ampliada das CEBs Regional Norte 3 para refletir sobre a realização de Mini Intereclesial que acontecera no período de 23 a 25 de junho em Paraíso do Tocantins na Prelazia de Cristalândia. Definimos a metodologia, programação e a participação das dioceses do Regional Norte3. Durante reunião a ampliada estudou texto de Dom Giovane: As CEBs como espaço fundamental da Iniciação â vida Cristã. Partilhamos a caminhada das CEBs nas dioceses e informes gerais do 14º Intereclesial. Em seguida todos participaram da XV Romaria da Terra e das Águas Pe. Josimo com o tema: Defendendo a casa Comum: Amazônia e Cerrado.
“A Comunidade Eclesial é, por assim dizer, o espaço para integrar a fé e a vida; é o lugar onde procuramos vivenciar e aprofundar a Palavra de Deus, a Celebração Eucarística e a prática da solidariedade. A comunidade é onde experimentamos o verdadeiro processo de educação da fé e da experiência eclesial. Portanto seu papel básico é providenciar espaço e meios necessários para oferecer uma formação para cristãos conscientes, responsáveis, comunitários, proféticos, missionários, de pessoas comprometidas com a construção do Reino.
Portanto, é do conhecimento de todos que as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), na sua longa experiência, são o ambiente propício para que a Igreja desenvolva o processo de Iniciação à Vida Cristã. Elas são uma forma de vivencia comunitária da fé, permitem as pessoas a conhecer a Palavra, a viver a fraternidade, a animar na oração, a se formar numa fé comprometida que leva a uma inserção na sociedade, ao exercício da cidadania, ao profetismo e ao compromisso com a transformação da realidade, à luz do Evangelho (Doc. 105 da CNBB n. 146-147).” Dom Geovane – As Cebs como espaço fundamental da Iniciação â vida Cristã.
Por Istelia – CEBs Regional Norte 3
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ooops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.