Manhã de reunião com os assessores(as) temáticos do 14º Intereclesial

Na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, estiveram reunidos numa importante reunião a Ampliada Nacional das CEBs com os assessores(as) temáticos e com a coordenação do 14º Intereclesial de Londrina.

Inicialmente o assessor nacional das CEBs, o teólogo Celso Carias, realizou uma contextualização da vida das CEBs na atual conjuntura eclesial das CEBs no Brasil.

A coordenação do secretariado do 14º Intereclesial acolheu com carinho a todos(as), apresentando os assessores(as) temáticos tanto das grandes plenárias como das miniplenárias, apresentando também os coordenadores das mesmas. Orientou também sobre o funcionamento metodológico e prático da infraestrutura do encontro como um todo.

O encontro com os assessores e assessoras que irão facilitar as discussões teve como objetivo partilhar as metodologias e temas pensados. O sociólogo Pedro Ribeiro abordou a temática central do encontro, que é a cidade, enfatizando a importância ao direito à cidade, cientes dos problemas globais, dentro da metodologia do VER, JULGAR, AGIR.

 

 

Alguns assessores provocaram reflexões que ajudaram os participantes a clarear as ações possíveis em torno desse tema. Roberto Malvezzi, da Bahia, que é assessor da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM) e assessorará a plenária sobre Ecologia e o cuidado ambiental lembrou que o Papa Francisco, a partir da Laudato’Si aponta para uma Igreja comprometida com a realidade planetária dos Povos. Há no pontificado de Francisco uma grande oportunidade para as CEBs de provocar uma mudança na relação das nossas comunidades com a Criação.

Com informações de Neidi Paula Heck e Thiesco Crisóstomo

Fotos: Chico Malta

 

Galeria de Fotos:

[FAG id=8064]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.