Realidade Amazônica, conhecimento que possibilite um melhor trabalho missionário

Por Luis Miguel Modino Martínez

Conhecer a realidade é elemento fundamental para quem quer desenvolver um trabalho evangelizador. Esta atitude é importante em qualquer lugar, mas esta importância se vê incrementada quando falamos da região amazônica. É por isso que 48 missionários e missionárias que começaram há pouco tempo ou estão para começar seu trabalho evangelizador no Regional Norte I estão participando desde esta segunda-feira, 15 de fevereiro, de um curso sobre Realidade Amazônica, que está acontecendo no ITEPES de Manaus e que será encerrado no dia 06 de março.

Ao longo destas três semanas está previsto aprofundar em diferentes realidades que formam parte daquilo que vai acompanhar a vida pastoral dos participantes, tendo como objetivo final um trabalho missionário que esteja mais marcado pelas diferentes realidades que estão presentes na Amazônia, que é mais do que paisagem natural, é paisagem cultural, onde a população se organiza e existe, mas onde também a maioria sofre, pois como dizia o professor da UFAM, José Aldemir de Oliveira, “a Amazônia parece condenada a longos períodos de crise para todos e breves intervalos de prosperidade para poucos”.

Este curso é mais uma possibilidade de crescimento para quem vai acompanhar a vida das comunidades e do povo amazonense, mas o mais importante é descobrir a necessidade de estar sempre abertos para cada dia mais, aprender com os povos que habitam estas terras e estas águas, pelas que flui vida em abundancia que deve ser vida para todos e nem só para uns poucos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.