SEMINÁRIO DE FÉ E POLÍTICA REGIONAL SUL II

       As Cebs do Paraná estiveram presentes na organização do 1º Seminário de Fé e Política do Regional Sul II, que aconteceu nos dias 12 e 13 de Março em Pitanga, município pertencente à Diocese de Guarapuava – Paraná. O encontro contou com a presença de 90 agentes leigos e leigas de Pastorais Sociais, Movimentos Eclesiais e Organismos da Igreja Católica e dois representantes de duas Igrejas Evangélicas, sendo que um deles é Pastor. Também estiveram presentes o bispo D. Manoel da Diocese de Cornélio Procópio, e três padres colaborando na organização e assessoria.

       O seminário foi de cunho formativo a partir da análise da conjuntura macropolítica mundial e nacional, evidenciando que vivemos um momento de crise de valores, da política, das instituições, ressaltando mais ainda a importância de um engajamento efetivo do cristão no meio político. Olhando para a Doutrina Social da Igreja que apresenta a política como “uma mediação privilegiada da caridade e a fé cristã a valoriza e a tem em alta estima”, como afirmam os Papas Paulo VI e Francisco.

       Nas trocas de experiências 7 leigas e leigos presentes tinham mandatos em exercício, 4 mulheres, sendo 3 vereadoras e uma vice prefeita e 3 homens presentes, vereadores. Na oportunidade falaram um pouco do processo do envolvimento na política, a maioria está em seu primeiro mandato, sentem muitas dificuldades e falta de apoio da igreja. Mas também falaram da importância do papel da igreja na vida deles e os valores que inspiram seus trabalhos, motivando assim os demais que queiram ser candidatos a enfrentar os desafios que a politica impõe.

       Outras partilhas foram dos conselheiros e conselheiras que participam dos conselhos de direito, falaram de sua importância e de trabalhos realizados. Também foram partilhadas experiências de 4 escolas diocesanas de formação de Fé e Política nas dioceses, sendo que algumas são realizadas pelos movimentos RCC e comunidade Shalon.

       Como um agir pastoral foi avaliada a necessidade de estudar e conhecer a Doutrina Social da Igreja, bem como os últimos documentos sociais dos Papas, incentivando os padres, os líderes das pastorais leigas e leigos a conscientizarem-se da importância e consequências de comprometerem-se na política e suas exigências, iluminados pela sabedoria e força da fé cristã.

       Desta forma, constatou-se:

  • A necessidade de criar uma Escola de Fé e Política no regional;
  • A continuidade do Seminário de Fé e Política, outros seminários;
  • A necessidade de escolas de Fé e Política em níveis de dioceses ou províncias;
  • A importância de disseminar a Cartilha de Orientações sobre as eleições para as comunidades, dioceses e paróquias

       Nosso seminário foi um momento positivo e marcante para a caminhada da Igreja no Paraná.

“Devemos participar na vida política porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política”.
Papa Francisco.

 

Pe. Geraldino Rodrigues de Proença

Assessor regional da CEBs e da Pastoral da Juventude.

 

ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE O EVANGELHO DE LUCAS:

GBRs e CEBs  na construção do 14º Intereclesial.

       Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016, a Coordenação dos Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina realizou formação sobre o Evangelho de Lucas, na Paróquia São José na Cidade de Jaquapitã e Rainha do Universo.

       Com a assessoria do Pe. Mauro promoveu-se uma belíssima reflexão ressaltando a dimensão Humana e Divina de Jesus, o contexto urbano de ricos e pobres, a atuação das mulheres, o desejo de conhecer o caminho do discipulado, apresentando Jesus como o libertador de uma minoria oprimida e ameaçada. Destacaram-se as características do Evangelho de Lucas: Evangelho do Espírito Santo, do Universalismo, da Misericórdia, da Pobreza, da Mulher, do Caminho, da Casa e do Hoje.  Ao todo foram mais de 1.000 participantes, animadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão, Missionários, Secretariado do 14º Intereclesial e Articulação Arquidiocesana das CEBs.

       Dom Orlando Brandes também se fez presente exortando ao seguimento prioritário de Jesus.

       A entrada de Nossa Senhora Aparecida emocionou a todos,  sendo aclamada companheira das Comunidades Eclesiais de Base. O tema do 14º Intereclesial: CEBs e os Desafios no Mundo Urbano se fez oração de confiança à Mãe  que peregrina do Santuário  Nacional de Aparecida até nossa Arquidiocese acompanhando e fortalecendo  na caminhada.

       Como gesto concreto da CFE, todos os participantes colaboraram na organização final do ambiente, simbolizando nosso cuidado e responsabilidade com a Casa Comum. Em seguida formou-se um grande circulo e cada um abençoou quem estava ao seu lado dizendo: Eu te abençoou! Seja Luz! A luz que nos faz misericordiosos como o Pai neste ano Santo da Misericórdia! Que possamos iluminar nossas Comunidades!

       A alegria tomou conta de todos e uma grande ciranda se fez, com mais de 600 pessoas cantando: Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo… e assim a Igreja de Londrina, presente na Paróquia Rainha do Universo, se fez Igreja em saída. Igreja do pão, do abraço e da paz!!!

CELEBRAÇÃO DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA CEBs Curitiba-PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.