Defendendo a casa Comum: Amazônia e Cerrado

XV Romaria da Terra e das Águas Pe. Josimo com o tema: Defendendo a casa Comum: Amazônia e Cerrado

“Renascerá ,renascerá ,o teu sonho Josimo,de um novo destino renascerá ! E chegará , e chegará tempo novo sagrado há tanto esperado , pra  nós chegará “(Zé Vicente)

 A Ampliada das CEBs Norte3 participou nos dias 06 e 07 de maio da XV Romaria da Terra e das Águas Pe. Josimo com o tema: Defendendo a casa Comum: Amazônia e Cerrado.

A Romaria foi um espaço de encontro, estudo, reflexão e celebração da vida e das lutas do povo por Terra, Teto e Trabalho digno, contra todos os projetos de morte das pessoas e da terra na casa comum, na Amazônia e no Cerrado. Foram assumidos compromissos de cuidar e defender a casa comum.  Na caminhada dos Mártires fizemos memória de Josimo e tantos outros homens e mulheres que deram suas vidas por tantas outras vidas assumindo o seguimento de Jesus até as últimas consequências.

Foi lançado a criação do memorial Pe. Josimo, que pretende reunir a vida, a missão, testemunho e profetismo através de acervos fotográficos, livros, história, poesia, objetos e instrumentos, iniciativas que mantém viva a memória de Josimo.

Celebramos a Eucarística   e aconteceu o envio dos romeiros. Destacamos a presença da Juventude, das dioceses do regional e de outras dioceses. Movimentos Sociais como MAB e MST. Organismos como CIMI, CPT, CARITAS.

Várias pastorais. Indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e Universidades.  Deixamos plantado pelo caminho da Romaria vários Ipês, arvores símbolo do cerrado.

Um momento marcante foi o lançamento  do Memorial Pe. Josimo com a participação de  Dom Giovane. Referencial  das CEBs do Brasil, Dom Philip presidente do Regional Norte3 da CNBB  Pe. Edino pároco de Buriti do Tocantins e  Dona Olinda, mãe de Josimo, nos lembrando a grandeza do coração materno, sinal do amor de Deus para a humanidade.

Alimentamos e regamos nossa utopia e teimosia na construção de um mundo melhor tendo como referência o Jesus Bom Pastor e a pessoa de Josimo. Mártir da terra e da justiça,

“Nem o medo me detém. É hora de assumir. Morro por uma causa justa. ” Pe Josimo Moraes Tavares.

Por Samuel dos Reis –  Assessor da Ampliada das CEBs                      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.