Ampliada das CEBs Norte 3 se reúne em Palmas – TO

Diante da conjuntura, reafirmamos o nosso jeito de Ser Igreja, inserida e encarnada na realidade do povo, em sintonia com o Sínodo da Amazônia e com o Papa Francisco, em defesa de uma ecologia integral, rumo ao 15º Intereclesial das CEBs que acontecerá em julho de 2022 em Rondonópolis – MT.

Nos dias 04 e 05 de março de 2019, aconteceu em Palmas – TO, a primeira reunião do ano da  Ampliada das CEBs Regional Norte 3 da CNBB. Como de costume, nosso primeiro encontro de cada ano, acontece durante o carnaval, estamos  felizes pelo caminho percorrido pelas  CEBs em nosso regional, mas sentimos que é preciso caminhar mais, aprofundar temáticas, avançar para águas mais profundas rumo ao II Nortão das CEBs em Porto Velho  em julho de 2019.

Fomos acolhidos pela articulação das CEBs da Arquidiocese de Palmas. O encontro aconteceu no Centro Social Papa Francisco, contamos com a participação dos assessores,  articuladores, Ampliada Nacional e Dom Giovane Pereira de Melo, que se despediu da ampliada das CEBs. Das  07 dioceses do regional,  05 dioceses estavam presentes: Conceição do Araguaia – PA, Cristalândia – TO, Miracema do TO, Palmas – TO  e Tocantinópolis – TO.  Dom Philip Dickmans, presidente da CNBB Norte 3, e secretário executivo da CNBB Norte3,  Flávio Mendes,  estiveram conosco na reunião.  Tivemos como  pauta: Analise de conjuntura e socialização da caminhada  das CEBs no regional e nas dioceses;  Socialização da Ampliada Nacional; II Nortão das CEBs em Porto Velho – RO; Novo Bispo Referencial das CEBs;  Sustentabilidade;  Planejamento e calendário das CEBs no Regional Norte 3.

Diante da conjuntura, reafirmamos o nosso jeito de Ser Igreja, inserida e encarnada na realidade do povo, em sintonia com o Sínodo da Amazônia e com o Papa Francisco, em defesa de uma ecologia integral, rumo ao 15º Intereclesial das CEBs que acontecerá em julho de 2022 em Rondonópolis – MT.

Celebramos a vida, festejamos a utopia e reafirmamos nossa missão de sermos Igreja a serviço da vida e em defesa da casa comum, e reafirmamos nossa participação no II Nortão da CEBs que acontecerá em Porto Velho em julho de 2019.

Nesta ampliada partilhamos nossas alegrias, nossos desafios e nossas esperanças, também agradecemos a Dom Giovane Pereira de Melo, que se despede como bispo referencial das CEBs Norte 3, pelo belíssimo trabalho pastoral e profético que ao longo desses anos vem desenvolvendo nas CEBs do  Norte3, e com muita alegria acolhemos Dom Adriano Ciocca Vasino, novo Bispo Referencial da Cebs do Regional Norte 3. A II reunião da ampliada vai acontecer em  junho em Miracema do Tocantins, com Dom Adriano Ciocca.

Em sintonia com a Igreja do Brasil, nesse tempo de conversão e Campanha da Fraternidade, as CEBs Norte 3 faz ressoar um grito de   Esperança:  “Sejamos proféticos a serviço da vida! 

Maria Stelia CEBs Norte 3
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.