Shadow

ENCONTRO DAS CEBs DO REGIONAL SUL 1 – PÓS 15º INTERECLESIAL

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul I da CNBB, reuniram-se no ENCONTRO ESTADUAL DAS CEBs – PÓS 15° INTERECLESIAL, nos dias 24 e 25/02, no ITEL, cidade de Lins-SP. Estiveram presentes 108 pessoas das diferentes dioceses do estado: leigos, leigas, padres, religiosas e religiosos e o bispo referencial das CEBs, Dom José Benedito Cardoso. O Encontro aprofundou os compromissos assumidos no 15º Intereclesial das CEBs e o tema ‘Sínodo e as CEBs’, tendo como assessores: Pe. Benedito Ferraro (professor de Cristologia, presbítero de Campinas e responsável pela Articulação Continental das CEBs) e Ir. Eurides Alves de Oliveira (religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria e do Grupo de Trabalho de Formação da Ampliada Nacional das CEBs).

O Encontro teve início com a oração da manhã. Uma bela mística tendo como centro a Palavra de Deus, que envolveu a todos na importante reflexão sobre a ecologia integral, em especial para os cuidados com a mãe terra. Na sequência, a fala do bispo referencial das CEBs, Dom José Benedito.

A análise de conjuntura social e política, sob a condução do educador popular do CEPIS, Ubiratan de Souza Dias, trouxe elementos da geopolítica que interferem no cotidiano de nossas comunidades com mudanças que, às vezes, não são percebidas. E na análise de conjuntura eclesial, conduzida pelo assessor Pe. Ferraro, foram abordados o 15º Intereclesial das CEBs e os compromissos assumidos pelas CEBs do Regional Sul I. Quanto à temática ”Sínodo e as CEBs”, com explanação da assessora Ir. Eurides, ficou demonstrado que as CEBs como um “jeito normal” de ser Igreja povo de Deus, trazem no seu DNA a proposta e vivência da sinodalidade.

Destaque foi dado para a bonita presença da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1. A JUVENTUDE foi um dos quatro compromissos assumidos pelas CEBs do Regional Sul I no 15º Intereclesial. Tais compromissos foram trabalhados nos grupos, por tema, conforme a escolha dos participantes. Houve a explanação dos 4 temas específicos, nos grupos, com assessoria de: a) Ubiratan de Souza Dias, do CEPIS (FORMAÇÃO); b) Peterson Prates (ECOLOGIA INTEGRAL); c) Matheus Rafael de Almeida, Laurita Roque, Carlos Eduardo dos Santos e Geovana Carolina Lino Chagas (JUVENTUDE); e d) Pedro Paulo Santos (CAMINHADA/ORGANIZAÇÃO).

“Ó luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser, permanece em nós”. Na noite de sábado, ocorreu a mística da caminhada pelas ruas, envolvendo todos os participantes do encontro, com tochas e velas acesas, cantorias e banners que estampavam rostos de mártires da caminhada. Uma cruz de bambu seguia à frente, carregada e revezada por diversas mãos. No percurso ocorreram paradas para um momento de reflexão sobre as histórias libertárias e fazer memória de companheiros e companheiras que participaram das CEBs do Sul I. A mística encerrou-se com a plantação da cruz, a leitura da Palavra e a Bênção. E no domingo pela manhã, os participantes reuniram-se na Capela do Itel, para a Celebração Eucarística.

O encontro reforçou a partilha de experiências, construção de objetivos em conjunto e a caminhada das CEBs em nosso Regional Sul 1. O encontro reforçou ainda, a articulação das CEBs das diferentes realidades do estado e uma disposição de apoio à Pastoral da Juventude. Possibilitou (sempre através do método ver-julgar-agir) sugestões de encaminhamentos práticos para os quatro compromissos assumidos, tendo em vista uma Igreja sinodal. O Encontro Pós15º Intereclesial foi um marco importante na articulação das CEBs do Regional Sul I, reforçando esse modo da Igreja ser.

O Encontro encerrou-se com os informes, com destaque para o envolvimento de todos e todas na Romaria Estadual das CEBs, no próximo dia 14 de abril, na casa da Mãe Aparecida. Tema: “CEBs, povo de Deus na casa da Mãe Aparecida”. Lema: “Igreja Sinodal, Profética, Ministerial e Samaritana”.

Pedro Paulo Santos – Assessor CEBs Sul I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.