Diocese Rondonópolis/Guiratinga promove reunião formativa com lideranças.

Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste 02 – CNBB
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga

“CEBs: Igreja em saída na busca da Vida Plena para todos e todas”
“Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra…”. (Is. 65,17ss)
Irmãs e irmãos na caminhada!!!


No dia 1º de março do corrente ano, nas terras abençoada da cidade de Pedra Preta/MT, Paróquia São Pedro Apóstolo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, foi realizado um Encontro Paroquial de Formação sobre Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e Campanha da Fraternidade 2020, contando com aproximadamente 60 lideranças, vindas de várias comunidades pertencentes a paróquia anfitriã.
O pároco Pe. Ademilso Lopes Assunção, fez acolhida e apresentação da equipe Diocesana das CEBs, explicando o objetivo do encontro. Na sequência, o Rinaldo Cardoso Meira, da Equipe Diocesana das CEBs, convidou os presentes a vivenciar um momento de Oração pela graça de estarmos reunidos como irmãos e irmãs que buscam a animação de nossas comunidades e de todo o Povo de Deus.
Pertença à Comunidade!


Com uma dinâmica envolvente, o Rinaldo motivou os participantes a se acolherem mutuamente com afetuoso abraço de boas vindas e abriu a temática versando sobre a época que surgiram as CEBs, no Brasil, no Mato Grosso e Rondonópolis. Citando Documento de Aparecida, esclareceu que todas as Pastorais, movimentos e organismos da Igreja, devem estar em situação permanente de missão nas Comunidades, pois as Pastorais tem o objetivo de aproximar, zelar, defender, e manter as pessoas unidas na Igreja de Cristo, dando respostas concretas aos desafios surgidos na comunidade.
Acentuou que na Comunidade todas as pessoas tem a mesma importância. A Paróquia deve ser uma rede de comunidades, como consta no Documento 100 da CNBB. Também adentrou sobre a estrutura organizativa da Igreja do Brasil, que vai desde a pequena Comunidade até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
15º Intereclesial das CEBs!
Com a apresentação e explicação do Cartaz do 15º Intereclesial das CEBs, esclareceu sobre a importância da busca da Vida Plena para Todos e Todas. Fez uma motivação para o 15º Encontro Regional das CEBs, que será realizado de 30/10 a 1º /11/2020, em Primavera do Leste. Também expôs o que de concreto já temos realizado nesse processo histórico que a Igreja de Rondonópolis-Guiratinga está vivenciando.

Campanha da Fraternidade 2020!

 


Em seguida, o leigo Dirceu A. Coelho e sua esposa Tânia Maria Stoffel, falaram sobre a Campanha da Fraternidade de 2020. Iniciou dizendo que muitas e importantes Pastorais são frutos de campanhas anteriores.
Com o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)” houve um momento de reflexão coletiva sobre a parábola do bom samaritano. Acentuou-se que os cristãos são convidados para o comprometimento em defesa da vida em todas as formas e instâncias. Também, motivados pelo Papa Francisco, somos convocados a fazer a experiência da Igreja em Saída, missionária, sem julgamento e ter a prática da misericórdia e comprometimento com a Vida Plena na terra.
O Júnior, Coordenador Diocesano das CEBs ressaltou a importância de momentos formativos como este e colocou a Equipe Diocesana das CEBs a disposição para o diálogo e missão de construirmos uma Igreja de muita comunhão e amor.
Rondonópolis, 05 de março de 2020, em memória de São João José da Cruz.

 

 

 

 

Por Osmar N. de Moraes – Secretário Diocesano das CEBs/ Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

2 Comments

  • Osmar Nascimento de Moraes

    Sou muito grato, à Deus e a Igreja Católica, por fazer parte da equipe , e pela oportunidade de estar participando destes importantes encontros e formações.

    • Juvenal Paiva da Silva

      O companheiro Juvenal, que também faz parte da coordenação diocesana das Cebs, pediu uma parte para falar de seu artigo acerca da perspectiva do 15° intereclesial. Abraços fraternos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *