Shadow

Ampliada Nacional das CEBs: 24 e 25 de julho de 2021-modalidade remota

A vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro.“

Fratelli Tutti (66)

Ampliada Nacional das CEBs se reunirá nos dias 24 e 25 de julho de 2021. Pela segunda vez os representantes das Comunidades Eclesiais de Base dos 18 regionais da CNBB, assessores, assessoras, secretariado e bispo referencial se encontram pelas plataformas digitais. Os trabalhos acontecerão na modalidade remota. O principal objetivo do encontro é contribuir   na organização do 15º intereclesial das CEBs, a ser realizado em Rondonópolis-MT, entre os dias 18 a 22 de julho de 2023, com o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17).

A Ampliada Nacional das CEBs se reúne dessa vez sem a presença física de Dom Juventino, que teve sua vida ceifada pela Covid19, juntando se a incontável multidão de irmãos e irmãs falecidos em razão da pandemia e do descaso das autoridades. A acolhida será pelo Pe. José Éder – administrador diocesano – que fará a apresentação da coordenação colegiada do secretariado do 15º Intereclesial. 

Entre os pontos de pauta, destacam-se a apresentação e definição do caminho metodológico e dos espaços de realização do encontro.  Haverá também reflexões e encaminhamentos acerca de dois grupos de trabalho: Comunicação e Sustentabilidade.

 Estão previstos ainda celebrações, informes e breves reflexões sobre os seguintes temas: Memória e Esperança, Articulação Continental das CEBs e cartilha Sinodalidade, Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, Sínodo geral sobre Sinodalidade e Ano Vocacional – 2023, Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

A partilha de experiências e a alegria do encontro   da ampliada nacional são traços marcantes, que animam a caminhada das comunidades, visto que seus desafios, sofrimentos, lutas e conquistas, uma vez socializados, são iluminados com outros olhares e perspectivas, ampliando as possibilidades teóricas e práticas no enfrentamento diário de ser uma igreja em saída, povo de Deus na busca de vida plena para todos e todas.

As comunidades eclesiais de base do Brasil são convocadas a estarem em sintonia com a Ampliada Nacional das CEBs através das orações e de seu testemunho cotidiano, sendo sinal de esperança na construção do “Novo céu e nova terra”. Que as CEBs sejam, como animava Dom Pedro Casaldáliga o povo da esperança!  ”Podem nos tirar tudo, menos à fiel esperança”. Que o Bom Deus favoreça esse tempo de encontro.

Leoni Alves Garcia- Comunica 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.