Shadow

AMPLIADA NACIONAL: INSTRUMENTO DE ANIMAÇÃO DAS CEBs

Foto: Rena Dantas

Neste dia 26 de janeiro de 2024, a partir das 7h, realizou-se o segundo dia da Ampliada Nacional das CEBs com o momento de oração organizado pelos representantes dos regionais Sul. Logo após o café da manhã, Tea Frigério, assessora nacional, trouxe para reflexão a temática “Ampliada Nacional – instrumento de animação das Cebs: formação, articulação e organização”.

Destacou que a forma de se organizar e se estruturar da Ampliada Nacional tem como principal missão assumir e fortalecer a vida das comunidades eclesiais de base. Esta estrutura, composta por articuladores/as, assessores/as, coordenação e grupos de trabalhos (GTs), é resultado de um processo, de uma caminhada fortalecida por muitos debates e decisões que tem como intuito garantir a identidade e a missão das CEBs.

Já no período da tarde os/as participantes, representados pelas grandes regiões, apresentaram as respostas das questões que foram enviadas pela coordenação da Ampliada. O objetivo principal foi saber como está sendo a vivencia das comunidades após a realização do 15° Intereclesial das CEBs e como este grande encontro impactou na prática cotidiana nas regiões, nas dioceses. As perguntas foram:

1- O que o Intereclesial trouxe para o Regional, para a Diocese?

2- Pós 15º Intereclesial, o que vocês andam conversando pelo caminho?

3- O que te faz sentir medo? Quais os desafios da caminhada?

4- O que tem feito arder os corações? Quais as perspectivas?

Depois das explanações, Padre Vileci e a Quininha, assessores nacionais, apresentaram uma reflexão sobre quais são os sinais constantes presentes na fala de cada região e quais os fios que perpassam os medos e os desafios presentes em nossas comunidades eclesiais de base?

Encerramos as atividades do dia com a oração do Ofício Divino das Comunidades organizados pelos representantes dos regionais Leste.

Fotos: Renan Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.